terça-feira, 5 de maio de 2015

MARDUK, SYMPHONY DRACONIS E REVOGAR - HELL OVER SÃO LÉO! SOCIEDADE ORPHEU 20/04/15 - SÃO LEOPOLDO - RS


                    Uma véspera de feriado que se iniciou chuvosa mas que, com o passar das horas deixou o clima mais frio e com a cara típica do outono gaúcho. Assim foi o dia 20/04/15, data que, entrou novamente pra história do underground dos pampas. Em mais uma grande iniciativa da MAKBO Produções em parceria com a Heavy and Hell Press, a Sociedade Orpheu, no centro de São Leopoldo, foi o palco de um massacre sonoro. Dessa vez, as bandas Revogar, Symphony Draconis e a lenda Marduk, trouxeram toda a fúria e ódio do black metal ao Vale dos Sinos. Preço justo, uma excelente estrutura oferecida, local de fácil acesso, horário perfeito. E mesmo assim o público deixou a desejar... Pouco mais de 300 pessoas compareceram ao evento, que por tudo citado anteriormente, merecia uma maior platéia.


REVOGAR

                    Começando com um pequeno atraso (mínimo, diga-se de passagem), a Revogar deu inicio aos shows. Formada por Wagner Santos (vocal e guitarra), André Cruz (guitarra), Jeverson Eberle (baixo e backing vocal) e Cristiano Fava (bateria - que alguns dias após o show, deixou o grupo), a banda destilou seu death/black metal cru e agressivo de forma emocionante! Com aquele famoso "sangue no zóio", o grupo mostrou muita qualidade e uma garra digna de nota. Após a introdução (instrumental), Rotten Crown mostrou que a escolha da banda foi acertada! Peso bem dosado com a velocidade e os vocais de Wagner cheios de raiva, aliados ao bom trabalho de backing vocal de Jeverson, algo que se mostrou muito eficiente no decorrer do show. Na seqüência, anunciada de forma bastante "singela" pelo vocalista, Rape the Virgin Mary continuou o massacre. Uma banda muito boa de palco, a Revogar sabe o estilo que pratica e não procura inventar no palco. Vale dos Suicidas ( que dá nome ao álbum da banda lançado em 2010) também se fez presente. Wagner agradeceu o público que atendeu a convocação feita e compareceu cedo para prestigiar as bandas de abertura. Uma banda coesa, com uma cozinha que carrega tanto no peso quanto na velocidade imposta. E a dupla de guitarristas despeja os riffs de forma correta, com uma pegada por vezes death, e por vezes black. Não á toa o grupo se intitula Revogar Brazilian Death Black Metal. Cerca de 40 minutos depois, se encerrava o show da banda. Está na hora de um novo trabalho, pessoal! 

Setlist Revogar:
Intro (instrumental)
Rotten Core
Rape the Virgin Mary
Vale dos Suicidas
Forged in Fire
The Kings of Immortalized
Out of Control
Worms of Submission
Hipocrisia Cristã

     SYMPHONY DRACONIS


               Após um pequeno intervalo, sobe ao palco a banda que, na minha opinião, protagonizou o melhor show da noite. Não, meus amigos. O Marduk não antecipou sua apresentação. Falo da banda gaúcha Symphony Draconis! E que grande show. Em todos os sentidos! Presença de palco, instrumental perfeito, músicas muito boas, bem estruturadas... Banda mais do que pronta pra estourar lá fora. Sim, lá fora, por que aqui... Uma banda de nível internacional que não fica a dever nada pra muita banda gringa. Stiemm Nechard (vocal), Thiernox (guitarra), Aym (guitarra), E. Follmer (baixo) e Helles Vogel (bateria) trouxeram ao palco um black metal mais elaborado, técnico, mas que também carrega consigo toda a  fúria de nomes como Hellhammer, Bathory e porque não dizer, do próprio Marduk. Mas o grupo tem muita personalidade e o que é mais necessário, talento. As guitarras do grupo soam perfeitas, a cozinha é matadora e o vocal se encaixa de forma exata. Divulgando seu álbum Supreme Art of Renunciation (2013), a apresentação do grupo deixou claro que o metal daqui tem qualidade de sobra! Abrindo com a poderosa faixa título, cadenciada e com riffs cortantes, a banda segui sua apresentação com a mais "carregada Eris Aeon, e teve como grande destaque a pesada, veloz e brutal Ain Soph Aur. E, mais uma vez, há que se ressaltar a qualidade da banda, pois o show do Marduk não foi ruim, longe disso! Longa vida ao metal gaúcho!

Setlist Symphony Draconis:

Supreme Act of Renunciation
Eris Aeon
Transcending the Ways of Slavery
Ain Soph Aur

               
                                                                       MARDUK


                               Era chegada a hora então, da atração mais aguardada da noite. A lenda sueca MARDUK subia ao palco pra divulgar seu mais novo petardo, o muito bom Frontschwein (2015). Formada por Mortuus (vocal), Morgan (guitarra), Devo (baixo) e F.Widigs (bateria), o grupo abriu com a faixa título do mais recente trabalho. Uma faixa com a cara da banda! Mas logo no início, uma atitude do vocalista Mortuus me chamou a atenção. Pouco antes do início da sua participação, ele percebeu que o microfone não estava Ok. Claro que não dava pra começar, mas sair do palco, até mesmo de dentro do local, enquanto o roadie resolvia o problema é demais, não acham? Estamos falando de um show underground! Tá certo que era o Marduk, mas respeito pela galera que estava ali para assisti-los, permanecendo no palco seria o mínimo aceitável. E não ficou só nisso, pois tive informações que no backstage, o mesmo também se mostrou por vezes arrogante. Atitude lamentável. Mas vamos falar do show, que é o que realmente importa.

                              Com o problema devidamente solucionado, a banda deu seqüência a apresentação com mais uma faixa novo trabalho, The Blond Beast. Um grupo afiado e destruidor em cima do palco, o Marduk ao vivo mantém em sua performance uma perfeita sintonia com sua proposta tanto musical quanto visual, ou seja, uma verdadeira máquina de guerra. Morgan é o grande destaque da banda. Dono do grupo, mas nem por isso querendo ou tentando ser esse destaque, o guitarrista mostra uma técnica apurada quando seus riffs ecoam pelos PAs. Devo também se mostra um grande baixista. F. Widigs, "novato" no grupo, não fica atrás, e Mortuus apesar de tudo, também é um grande frontman. A banda fez, em 14 músicas, um apanhando abrangendo quase toda a carreira, priorizando o último álbum com 3 petardos. Também merecem destaque na apresentação do grupo Cloven Hoof (World Funeral/2003), 502 e Panzer Division Marduk - que encerrou a apresentação- (do fenomenal Panzer Division Marduk/1999), Slay the Nazarene (Nightwing/1998) e The Black (The Endless/1992 - primeiro álbum do grupo). Uma grande apresentação de uma lenda do black metal.

Setlist MARDUK:

Frontschwein
The Blond Beast
Slay the Nazarene
The Levelling Dust
502
Wartheland
Serpent Sermon
Cloven Hoof
Burn My Coffin
Into Utter Madness
Womb of Perishableness
Warschau
The Black
Panzer Division Marduk

                        Fica aqui o registro de mais uma grande noite dedicada ao metal, dessa vez ao black metal, proporcionada pela Makbo Produções na figura do Márcio Makbo e com a assessoria da Heavy and Hell Press, representada pelo Renato Sanson, que trataram aos que foram realizar a cobertura de maneira respeitosa. Como sempre. Shows excelentes, local muito bom, estrutura muito boa, ingresso acessível. Faltou só mais público. \\m// 

Fotos: Diogo Nunes (Road to Metal)




            


2 comentários:

  1. Parabéns Sergiomar pela resenha, bela cobertura....
    Muito sucesso meu amigo....
    Tudo de bom...
    abraço.
    Att
    Robinson/São Lourenço do Sul-RS

    ResponderExcluir
  2. Muito bom saber que o nosso RS continua muito bem representado, sempre com grandes bandas. Vou procurar conhecer a SYMPHONY DRACONIS. Ótima resenha. |,,|

    ResponderExcluir