segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

DRAGONFORCE - IN THE LINE OF FIRE... LARGER THAN LIVE (CD/DVD)



                 E eis que o DRAGONFORCE lança seu primeiro trabalho ao vivo. Após seis álbuns de estúdio, o grupo nos apresenta IN THE LINE OF FIRE... LARGER THAN LIVE, que chega ao Brasil através da Shinigami Records em CD/DVD. Gravado em outubro de 2014 no festival japonês Loud Park, o trabalho traz uma banda extremamente técnica e competente em cima palco, mas nem por isso, burocrática. Dá pra perceber que os músicos estão ali, acima de tudo, se divertindo. Com performances bastante extrovertidas e músicas rápidas (uma das principais características do grupo), a banda inglesa dá ao público seu melhor.

                O DRAGONFORCE nunca foi unanimidade entre a turma do metal melódico. Apesar de seus três primeiros trabalhos manterem um padrão acima da média - a saber, Valley of the Damned (2003), Sonic Firestorm (2004) e Inhuman Rampage (2006) - a banda não conseguiu manter essa boa seqüência e deixou um pouco a desejar nos dois trabalhos seguintes - Ultra Beatdown (2010) e que foi o último trabalho com o vocalista ZP Theart, que possuía características que fugiam um pouco da linha adotada pela maioria dos vocalistas de metal melódico, e The Power Within (2012) que foi o primeiro trabalho com o vocalista Marc Hudson, que adota a veia mais aguda dos vocalistas desse seguimento. Já com Maximum Overload (2014), o grupo parece ter se reencontrado e resolveu nesta turnê, registrar seu primeiro CD/DVD ao vivo.

                E, como dito anteriormente, a performance do grupo é muito boa. Herman Li e Sam Totman, são exímios guitarristas e mandam ver em bases e solos extremamente rápidos. O baixista Frédéric Leclerco não fica atrás, além de auxiliar nos backing vocals. O tecladistacVadim Pruzhanov  tem uma performance bastante peculiar, mas nem por isso destoa do restante. E o batera Gee Anzalone exibe boa técnica e controle. Já Marc Hudson... Bem, apesar de ser um vocalista bem diferente de ZP Theart, ele dá conta do recado ao vivo com desenvoltura, pois como disse antes, ele tem mais características vocais que se encaixam na sonoridade metal melódica da banda.

              Com um repertório que traz desde músicas mais novas como Three Hammers e Tomorrow's Kings, com clássicos do grupo como Fury of The Storm, Black Winters Night, Valley of The Damned e a "indefectível" Through The Fire and Flames, além do cover de Ring of Fire (Johnny Cash), intercalado por depoimentos dos músicos, cenas de backstage, dia a dia dos músicos, dando uma cara diferente ao andamento do vídeo. No CD, temos, além das músicas do DVD, uma faixa bônus, intitulada Defenders.

              IN THE LINE OF FIRE... mostra que o DRAGONFORCE tem muito potencial ainda e que pode, como comprovado em seu mais recente trabalho de estúdio, voltar aos grande momentos de seus primeiros álbuns. Entrosamento e coesão ao vivo, um vocalista com boa técnica e com a "cara" do metal melódico e uma perfeita interação com o público. Tudo que um show do estilo precisa para funcionar. E aqui, funciona muito bem!
               



 Sergiomar Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário