domingo, 13 de março de 2016

ROADIE METAL VOL. 6



                  Fazer Heavy Metal no Brasil não é fácil. No underground então, é uma tarefa árdua. A sorte é que as bandas podem contar com projetos como a coletânea ROADIE METAL, que chega agora á sua sexta edição. Esse já tradicional trabalho, fruto do empenho e dedicação do batalhador Gleison Júnior, vem se consolidando como um dos mais importantes dentro da cena underground, pois além de divulgar muitas bandas, tem sua distribuição de forma gratuita, o que carrega consigo, esse forte apelo de união e força do cenário nacional.

                  Neste sexto volume, temos nada mais nada menos do que 34 bandas que comprovam a qualidade e competência do que se faz aqui, na terra "do carnaval". Estilos dos mais variados, e como sempre acontece, alguma pequenas oscilações neste tipo de trabalho, mas que em nenhum momento causa algum tipo de demérito á iniciativa. E a coletânea cumpre e bem seu papel, pois leva á muitos apreciadores do metal, algumas bandas que por outros meios não chegariam ao público. Bandas conhecidas e outras nem tanto, mostram aquilo que tem a oferecer de forma direta.

                  Apesar de ser bastante homogênea, alguns grupos acabam se destacando. No primeiro CD, podemos citar as bandas DRAMMA ( com um heavy metal cantado em português, mas que soa moderno e atual), M-19 (com um thrash pesado e muito bem trabalhado), SHALLRISE (que já havia participado com destaque na coletânea anterior), SUPERSONIC BREWER (pesada e com uma pegada moderna), CEIFFADOR (faltou apenas uma produção melhor), FIREGUN (com um andamento cadenciado e bastante pesada) e a banda RISING (com uma veia setentista). Já o segundo CD começa com uma das grandes bandas do cenário nacional. O TORTURE SQUAD, antes da reformulação do line-up com a porrada "No Escape From Hell", MAVERICK (uma das bandas que mais se destacaram no ano que passou, que aposta em uma sonoridade pesada e moderna, sem esquecer das raízes old scholl do thrash metal), THE GOTHS (com um heavy metal correto e bem composto), PROJECT BLACK PANTERA (que chega quebrando tudo com a porrada "Boto pra Fuder"), AIR TRAIN (com uma mistura contagiante de heavy metal e hard rock), BLOODFIRE (com um metal simples, mas eficiente) e a JÄILBÄIT (com seu rock n' roll sujo e  despojado á la Motorhead).

                  Mais uma vez, fica aqui os parabéns pelo projeto e iniciativa. Que mais e mais coletâneas venham pra divulgar o prolífico cenário underground que o Brasil possui. Longa vida ao ROADIE METAL!




    Sergiomar Menezes

Um comentário: