sábado, 1 de julho de 2017

DEEP PURPLE - CALIFORNIA JAM 1974 (DVD) (2016)



                 Sejamos sinceros: todo headbanger que se preze já assistiu a esse show. Seja naquele antigo e surrado VHS, seja numa versão importada do DVD, ou até mesmo, naquela cópia da cópia que conseguiu com um amigo. A verdade é que DEEP PURPLE - CALIFORNIA JAM 1974 é um dos shows mais emblemáticos e históricos já realizados pela banda. E, conta muito em favor disso que a formação do grupo á época (chamado MK III) é daquelas cultuadas e veneradas por muitos fãs, como uma das melhores formações com as quais o grupo já contou. Aliás, para esse que vos escreve, essa, é sim, a melhor formação. E esse grande show, que foi lançado por aqui através da Shinigami Records, recebeu um tratamento especial de som e imagem, o que o torna ainda mais especial.

                    David Coverdale (vocal), Ritchie Blackmore (guitarra), Glenn Hughes (baixo e vocal), o inesquecível Jon Lord (teclados) e Ian Paice (bateria), divulgavam, quando do show, o espetacular BURN (1974). E pode-se dizer com a mais absoluta certeza que de todas as apresentações do dia, a do quinteto foi a melhor. E veja que o cast trazia nomes como Black Sabbath, Eagles, Black Oak Arkansas, Emerson, Lake & Palmer, Earth, Wind & Fire, entre outros. Com um entrosamento fantástico, trazendo um Coverdale cheio de gás e cantando de forma soberba, recebendo por vezes o auxílio do não menos incrível Glenn Hughes (dono de uma performance bem particular), os três remanescentes da formação anterior, mostravam terem feito as escolhas certas. 

                   Praticamente apresentando a nova formação ao público o set contou com faixas como as "novas" Burn (que música espetacular!), Might Just Take Your Life e Lay Down, Saty Down, que abrirão a presentação e deixaram claro que a banda estava em um momento especial. Apesar de já ser um grande vocalista, Coverdale ainda não era o "Coverdale" que todos conheceríamos, mas fez uma grande apresentação. Assim como Hughes, que roubou a cena inúmeras vezes. E falar o que de Blackmore? Um dos maiores guitarristas de todos os tempos, parecia aqui, se sentir mais solto, sem a presença do Mr. Silver Voice. Jon Lord simplesmente comandava a apresentação enquanto Ian Paice surrava a bateria como tinha que ser. A sensacional Mistread também fez parte do set, assim como a clássica Smoke on the Water (que ganhou uma interpretação renovada), You Fool No One/ The Mule e o encerramento vem de forma apoteótica com Space Truckin'. Assista e você entenderá o que quero dizer. Palavras não conseguirão expressar corretamente o que se vê ali, ainda mais se analisarmos a performance de Blackmore!

                   Mesmo que você já possua alguma versão deste fantástico show, vale, e muito, a aquisição desta nova versão. além do show, temos filmagens em Super 8 (nos extras) feitas pela equipe (backstage, entrevistas, etc).Além disso, esse relançamento traz um livreto recheado de fotos da época e um texto escrito por Geoff Barton. Um show histórico e grandioso, digno desta formação. DEEP PURPLE. Coverdale/Blackmore/Hughes/Lord/Paice. CALIFORNIA JAM 1974. Não precisa dizer mais nada. OBRIGATÓRIO!
                    



                    Sergiomar Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário