domingo, 1 de outubro de 2017

DVD ROADIE METAL VOL. 01 (2017)



                      E um dos veículos especializados que mais crescem atualmente, mais uma vez apresenta uma ótima iniciativa! Trata-se da primeira coletânea em DVD envolvendo bandas do nosso underground, em um projeto da ROADIE METAL, capitaneada pelo incansável batalhador do underground brasileiro, o brother Gleison Júnior! Aqui, temos um DVD duplo, contando com 32 bandas dos mais variados estilos, algo que já bem característicos dos projetos envolvendo a Roadie, visto as coletâneas em CD que já se encontra em vias de lançamento de sua 10º edição! Então, sem muito papo, vamos a que interessa: DVD ROADIE METAL VOL.I.

                              Como dito anteriormente, trata-se de um DVD duplo contando com  a participação de 32 bandas. E como acaba por acontecer nas coletâneas em CD, algumas bandas acabam sempre se destacando. Mas aqui, isso é uma das coisas que menos importa, uma vez que a idéia central do projeto é levar ao conhecimento dos bangers brasileiros (e do mundo todo) a qualidade e variedade que o rock/metal nacional apresenta dentro do underground. Assim, muitas bandas tem a oportunidade de mostrar seu trabalho pra uma galera que talvez não tenha acesso, ou até mesmo, que não se liga no que vem acontecendo no cenário brasileiro. Envolto em uma bela embalagem, o trabalho merece o digno reconhecimento, e por que não dizer, ser saudado como pioneiro neste tipo de lançamento.
       
                        O primeiro DVD apresenta 16 bandas, que vão desde o metal mais extremo até o Hard/Heavy sem soar maçante. Aliás, esse tipo de escolha deixa o tracklist bem atrativo, uma vez que mostra uma variação que prende a atenção de quem assiste. Podemos destacar entre as 16 bandas, o metal forte e vigoroso do VoodooPriest, do mestre Vítor Rodrigues, com a faixa Juggernaut, a técnica e variedade dentro do metal extremo da banda carioca Tellus Terror, co a faixa Blood Vision (com um vídeo muito bem produzido), a pegada brutal e extrema do Death Chaos com a faixa House of Madness, o thrash metal com influência de death metal da banda paranaense Krucipha, com a faixa Reason Lost, a ótima variação entre o thrash, o death e até mesmo o black metal dos também paranaenses do Division Hell, na faixa Bleeding Hate, o metalcore bem executado pelo No Trauma na faixa Fuga, o thrash metal violento e agressivo do Monstractor  que apresenta Immortal Blood, uma faixa muito bem executada, o Vorgok, que traz uma ótima mistura entre o thrash metal e death metal (com maior enfase para o estilo consagrado pela Bay Area) na faixa Hunger, o Heavenless, do Rio Grande do Norte, que agrega o thrash, death e hardcore de forma perfeita na faixa Hatred, os catarinenses do Matricidium que apostam num thrash/death cheio de peso na faixa The Beating Never Stops e o Forkill, com a faixa Vendetta, resgatando de forma brilhante o thrash old school.

                          No segundo DVD, temos também 16 bandas e aqui podemos destacar o excelente Hard/Prog da banda Elephant Casino, com a ótima faixa Believe, a interessante mistura de southern, heavy, hard e thrash da banda gaúcha SuperSonic Brewer, que comparece aqui com a faixa Blood Washed Hands, mais voltada para o lado southern, o som inspirado no Motorhead do Jäilbäit, na faixa Take It Easy, o heavy tradicional, mas ao mesmo tempo moderno do grupo mineiro Apple Sin com a faixa homônima, que traz influências latentes do trabalho solo do mestre Bruce Dickinson, o thrash cantado em português da banda Cervical, com a faixa Arquétipo (com destaque para o bom trabalho da guitarra, pesada e timbrada corretamente), o instrumental com ótima pegada da banda maranhense Gallo Azhuu na faixa Bruxa ( apenas o vocal que poderia mudar a entonação, mas nada que venha  a comprometer o bom trabalho feito pelo grupo), o heavy metal oitentista dos mineiros da Exxordium, que deixa tudo ainda mais nostálgico ao cantar em português, com a faixa Heavy Metal (com um refrão grudento!), a pegada rock n' roll da banda Magnética com a faixa Super Aquecendo, o grupo carioca Basttardos, que capricha em um mix de southern rock e heavy metal, mas que aqui comparece com a ótima faixa Despertar do Parto (que bela composição!), o mix de heavy metal e country bem pesado do grupo Hellmotz, com a faixa Wielding the Axe, o thrash metal cantado em português dos mineiros da BurnKill, que nos transporta aos bons tempos do metal mineiro da década de 80, com a faixa Cadáver do Brasil, o doom envolto na levada mais heavy do Fallen Idol com a faixa The Boy and the Sea e o stoner cheio de personalidade dos gaúchos da Dust Commando, com a faixa P.O.T.U.S.

                         O trabalho, além dos DVDs, traz um livreto contendo informações detalhadas de todas as bandas participantes, o que mostra o apuro que a ROADIE METAL apresenta com seus projetos. Fica aqui meus parabéns a mais essa bela iniciativa. Que tanto as coletâneas em CD como esta em DVD, continuem apresentando aos apreciadores de rock/metal mundo à fora o que de melhor o underground brasileiro tem a oferecer. 



                     Sergiomar Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário