domingo, 15 de outubro de 2017

PROFECIA DO CAOS - PREGAÇÃO DA MALDIÇÃO (2016)



                      Com uma sonoridade pesada, fortemente influenciada pelo Thrash e pelo Death Metal, a banda  mineira PROFECIA DO CAOS chega ao seu primeiro trabalho. PREGAÇÃO DA MALDIÇÃO vem após dois anos da criação do grupo, o que mostra que, apesar de pouco tempo, a banda teve boas idéias e criatividade para gravar seu debut. Mesclando momentos mais próximos do death metal, mas com passagens que remetem ao Thrash e até mesmo o Hardcore, o grupo é mais um bom nome que surge no numeroso e disputado cenário da música pesada brasileira.

                 Edu Kammer (vocal), Natanael Leda (guitarra), Fábio Hannibal (guitarra), Fernando Mohammed (baixo) e Brenner Valverde (bateria), foram os responsáveis pela gravação, produção, mixagem e masterização. Ou seja, o trabalho ficou da maneira que a banda queria. E entenda-se por isso como um trabalho pesado, intenso e bem executado. Se o que o grupo mostra aqui não é nada inovador, por outro lado, as músicas se apresentam eficientes dentro da proposta a qual o quinteto pretende apresentar. Cantando em português, o grupo mostra personalidade, uma vez que o estilo adotado por ele não tem muitos adeptos dessa prática. Em oito faixas, relativamente curtas, a banda passa seu recado de forma consistente.

                  Intro/Profecia abre o álbum e já deixa claro que o peso das guitarras é o destaque. Os vocais de Edu também mostram toda a agressividade do som do grupo, pois vão do mais rasgado ao gutural. Já a dupla Fernando e Brenner (baixo e bateria, respectivamente) criam uma base bastante sólida e pesada. Olhos Vendados tem sua estrutura bem próxima do death metal, mas busca incorporar elementos do hardcore, principalmente pelos riffs. Punição é um dos dos destaques, pois tem uma levada mais atual, que se encaixa bem no que a composição pede. Já Nostradamus é daquelas faixas que fazem valer o álbum. Curta, mas com forte influência do Thrash (preste atenção no trabalho da dupla Natanael e Fábio), a faixa mostra uma banda que sabe onde quer chegar.

                  Pilhagem tem um "pé" no death metal melódico, mas com uma levada hardcore, o que acaba confirmando essa como uma das principais influências da banda. Apocalipse do Ódio traz guitarras pesadas e agressivas, enquanto a cozinha manda ver no peso, com bases bem variadas. O vocal se apresenta mais gutural aqui, criando um clima mais brutal. Visões tem um andamento mais cadenciado, e agrega passagens mais "atuais", deixando tudo ainda mais pesado. O CD encerra com a faixa título. Uma composição bastante agressiva.

                   PREGAÇÃO DO ÓDIO é um álbum que serve para apresentar o bom trabalho realizado pelo PROFECIA DO CAOS. Aqui, o grupo mostra potencial e além disso, que tem disposição para batalhar pelo seu lugar ao sol. A experiência e a estrada farão bem ao grupo, que com isso, agregará  ainda mais qualidade ao bom trabalho que vem fazendo.




                 Sergiomar Menezes
                       


Nenhum comentário:

Postar um comentário