domingo, 7 de abril de 2019

GRAVEYARD - PEACE (2018)



               Não é preciso ser um expert em música para saber que os anos 70 foram os mais importantes para o Rock n' Roll. Basta analisar a quantidade clássicos surgidos naquela década, além do que, as bandas entravam em estúdio a cada seis meses  e apresentavam trabalhos de extrema relevância. Bem ao contrário do que vemos hoje em dia... Mas algumas bandas parecem ter resgatado, pelo menos, o espírito daquele período, e uma delas atende pelo nome de GRAVEYARD. Formada em 2006 na Suécia, a banda traz um híbrido daquela década, unidas à psicodelia, peso e também à doses generosas de Hard Rock, o que encontramos em PEACE, quinto álbum de estúdio do grupo, que chega por aqui pela parceria Shinigami Records/Nuclear Blast.

                        Joakim Nilsson (vocal e guitarra), Jonatan La Rocca Ramm (guitarra e backing vocal), Truls Mörck (baixo e backing vocal) e Oskar Bergenheim (bateria e percussão) chegaram a encerrar as atividades do grupo em 2016, mas para a sorte dos amantes da boa música, resolveram voltar atrás e retomar a carreira. Com uma pegada suja, mas ao mesmo tempo bem executada e cheia de feeling, PEACE traz ótimos momentos, ainda que não tenha a mesma intensidade e brilhantismo de seu antecessor, o excelente "Hilsingen Blues" de 2011. Cabe ressaltar que o baixista Truls Mörck assume o vocal principal em duas faixas, o que mostra a versatilidade do músico, bem como de todos na banda que se mostra bastante técnica e bem entrosada.

                       Mesmo sendo um trabalho bastante homogêneo, PEACE tem alguns destaques, dentre os quais "Please Donn't" que saiu como single antes do lançamento, mostra uma banda pesada e com alguma coisa de Black Sabbath, principalmente pelas guitarras da dupla Joakim e Jonatan, "Cold Love", com traços psicodélicos trazendo um perfeito entrosamento da cozinha composta por Truls Mörck e Oskar Bergenheim, a bela melodia de "The Fox", assim como "Bird of Paradise", a pegada blues de "Del Maniac", bem como "A Sign of peace", um daqueles "rockões", característicos do grupo e que mostram de forma sucinta a diferença entre saber dosar suas influências dentro da sua musicalidade.

                        Em seu quinto trabalho, o GRAVEYARD mostra que tem todas as ferramentas para continuar sendo apontado como um dos nomes mais relevantes desse revival da musicalidade dos anos 70. Ao lado de nomes como Kadavar, Blues Pills, Rival Sons, Greta Van Fleet, entre outros, a banda prova que como diria o saudoso Chico Science "modernizar o passado é uma evolução musical". Duvida? Ouça PEACE e comprove!





                 Sergiomar Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário