quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

DORSAL ATLÂNTICA - SESC SANTO ANDRÉ - 17/02/2024 - SÃO PAULO/SP

 


DORSAL ATLÂNTICA
SESC SANTO ANDRÉ- SÃO PAULO/SP
17/02/2024

Texto, foto e vídeo: William Ribas

Uma noite com show da Dorsal Atlântica, é um dia diferente. A importância da banda na construção do estilo, lançamentos históricos, a figura do seu líder Carlos Lopes, tudo que envolva o nome do grupo carioca carrega consigo uma aura mágica. Conheço a banda desde os anos 90, por muitas vezes assisti clipes no antigo Fúria MTV, participei dos últimos crowdfundings envolvendo os novos projetos, mas seria o meu primeiro show da banda.

O horário do SESC é quase que britânico, se o show está marcado para tal horário, é nesse horário que a banda subirá ao palco, então às 19h, Carlos Lopes caminhou tranquilamente para perto de seu amplificador, e ali deu para sacar que não seria um show comum. Comunicativo, o guitarrista e vocalista começou a conversar com o público enquanto se ajeitava e para a surpresa de todos cantou um trecho de Tim Maia para logo em seguida começar as primeiras notas de “Imperium”.

De início a postura da banda que além de Carlos, é completada por Bráulio Drumond (bateria) e Alexandre Castellan (baixo) trouxe bastante peso e atitude, não importando a fase. O trio batia cabeça e transmitia energia ao público. Logo de início ficou claro que teríamos um set diversificado com as recentes “Belo Monte” e “Meu Filho Me Vingará” ganhando bastante receptividade e aplausos de todos os presentes. Além disso, numa das suas primeiras palavras, Lopes deixou claro que tentaria agradar os três tipos de fãs da Dorsal: as viúvas que pedem o material dos anos 80, os que conheceram através da MTV e os que estão auxiliando nas campanhas dos últimos anos - “Tortura” e “Vitória” mostraram a qualidade do Bráulio. O cara toca bateria sem dó nem piedade, esmurrando o seu kit, trazendo bastante punch para as músicas ao vivo.

O show segue um misto de stand up com bastante conversas entre o vocalista e público, causos espirituais e brincadeiras, inclusive deixando os momentos bastante intimistas, mostrando como a energia boa e leve faz com que todos fiquem hipnotizados em cada fala. Antes de trazer uma das queridinhas dos anos 90, Carlos explica o motivo de usar uma guitarra baiana: “Como posso mostrar que sou mais brasileiro? Cara***, fud**… Já sei, guitarra baiana! Irrito metade do movimento metal e o outro fica sem me entender”.

“Straight” trouxe os agudos do baixo de Alexandre e as notas gordas da guitarra. Lopes gritou como se não houvesse amanhã, batendo cabeça. É impressionante como o homem de cabelo branco é incansável, seja se ajoelhando no chão nos solos ou indo de uma ponta a outra do palco. É impressionante como o Headbanger continua vivo mesmo depois de tantos anos. Mais uma vez, o convencional foi deixado de lado, um fã sobe ao palco para relatar sobre a doença de sua filha, que é extremamente fã da banda e veio ao show somente para que Carlos Lopes gravasse uma mensagem de apoio para a menina. Momento emocionante que ainda teve o vocalista dedicando a clássica “Armaggedon” para seu irmão Cláudio Lopes (ex-membro da Dorsal) falecido há poucos meses.

Se encaminhando para o fim, era a hora dos amantes dos anos dourados tanto desejarem, e confesso que toda a destruição de músicas como “Metal Desunido” e “Guerrilha” foram o fechamento perfeito de uma noite inesquecível. Antes do adeus, Carlos Lopes teve uma última declaração: “As capitais dos grandes centros no início nunca ligaram para a Dorsal Atlântica, foram o nordeste, interior e aqui o ABC Paulista que apoiaram a banda nos primeiros anos, eu serei sempre grato ao ABC!” Uma noite única, acredito que poucos artistas conseguem fazer um show tão impactante, seja na música, com peso e carisma, seja nas palavras tão sinceras.

Ah, se o show começou com Tim Maia, ao sair, Sandra Rosa Madalena de Sidney Magal (risos).

Carlos Lopes e sua Dorsal Atlântica são lendárias — Daquelas bandas que você ama ou odeia, e posso dizer, se odiar, você está no lado errado.

Que show meus amigos, QUE SHOW!

William Ribas





Nenhum comentário:

Postar um comentário