quinta-feira, 30 de outubro de 2025

STONED JESUS - SONGS TO SUN (2025)

 


STONED JESUS
SONGS TO SUN
Seasons of Mist - Importado

O Stoned Jesus é um trio ucraniano formado em 2009 na cidade de Kyiv (Kiev), pelo guitarrista, vocalista e letrista Igor Sydorenko. O grupo pratica o Stoner Rock/Stoner Metal, porém com sonoridade em constante evolução agregando elementos de outros estilos e enriquecendo o seu som, como é possível verificar ao longo da sua discografia.

Songs To Sun” é o sexto trabalho completo do Stoned Jesus (sua discografia é repleta de singles e EPs entre um álbum e outro) e é um trabalho complexo, variado e interessantíssimo. Pelo relatado por Igor Sydorenko, “Songs To Sun” é a primeira parte de uma trilogia, que terá ainda “Songs To Moon” (2026) e “Songs To Earth” (2027).

“Songs to Sun” é composto de seis faixas longas, que não se apresentam como faixas para serem ouvidas separadamente, e sim num todo, como se fosse uma sinfonia pesada e densa. O trabalho inicia com “New Dawn”, uma faixa cheia de climas, guitarra limpa de Igor, sendo acompanhada pelos novos membros Andrew Rodin (baixo) e Yuri Kononov ( ateria). A voz de Igor se assemelha bastante com a de Zakk Wylde. O clima calmo do inicio desagua em meio a uma levada que lembra o saudoso Type O Negative. Uma ótima faixa de abertura.

“Shadowland” inicia praticamente Doom Metal, com aquele tradicional riff que poderia ter sido criado pelo pai de todos, Nosso Senhor Tony Iommi, e logo adiante temos uma mudança para andamentos progs. “Lost In The Rain” deixa o lado sombrio e pesado um pouco de lado, e nos entrega uma belíssima balada, onde o destaque maior fica para o trampo de guitarras de Igor, onde seja em partes acústicas, nos belos solos ou no seu andamento, nos remete imediatamente a influência de David Gilmour. Simplesmente um primor de faixa.

Então chegamos a “Low”, e o choque é certo: você que estava na audição da faixa anterior, viajando na leveza é atacado com o peso brutal de “Low”. Aqui a fúria e a quebradeira técnica se unem e se mostram mais que presentes. E ali pelo 2'30" da faixa, a agressividade é duplicada e a faixa se torna basicamente “Black Metal” com direito a “Blast-Beats” e vocais guturais, para logo a seguir em mais uma mudança de andamento, voltarmos ao Stoner tradicional.

“See You On The Road” é a próxima, com uma sonoridade novamente entre o Prog e o Sotner, com destaque para o trabalho do baterista Yuri, com viradas e levadas inspiradíssimas. O CD fecha com “Quicksand” a faixa mais longa do álbum, com 9'53" minutos, climática , densa e progressiva. O Stoned Jesus não tem medo de progredir, e este álbum é prova que a criatividade e a coragem de agregar outros elementos à sua sonoridade pode render excelentes frutos.

José Henrique Godoy




Nenhum comentário:

Postar um comentário