domingo, 7 de abril de 2019

COLETÂNEA ROADIE METAL VOL. 11 (2019)



                            Eis que um a das mais importantes coletâneas underground chega a sua 11ª edição. Novamente em CD duplo, a coletânea ROADIE METAL VOL. 11, traz um apanhado do que de melhor é feito no underground nacional, em mais um esforço do batalhador Gleison Júnior que parece incansável nessa luta de divulgar o metal brasileiro mundo à fora. Após quatro anos de atividades, a Roadie Metal chega a marca de 11 edições, sendo distribuída gratuitamente para todo o Brasil, além de alguns selos e gravadoras internacionais, mas infelizmente, segundo o próprio release, essa será a última edição desse formato.

                    Nesta derradeira edição, temos a participação de 29 bandas que apresentam seus trabalhos indo do Death Metal ao Metal Tradicional, passando pelo Hard Rock, Thrash Metal, Hardcore, Rock n' Roll, Groove Metal, Doom Metal, Symphonic Death metal, Punk Rock e Psychodellic Metal, de forma bem equilibrada e consistente. Obviamente que, em todo trabalho deste tipo, algumas variações nas produções da cada banda acabam por desnivelar um pouco o conjunto da obra, mas, de forma geral, esse 11º volume, se mostra um dos mais interessantes e melhor estruturados da série.

                         No CD 01 podemos citar como destaque o death técnico e bem trabalhado da banda DEATH CHAOS com a brutal e agressiva "Through the Eyes of Brutality", assim como o thrash agressivo do RAVENOUS MOB com "The Enemy Undying". Merecem destaque também as bandas LIVING LOUDER com seu Hard Rock com um pé nos anos 70 na faixa "The Crow", bem como a banda REFFUGO com seu death metal old school na porrada "Reffugo", o bom heavy metal da banda BORN TO KILL com "Goodbye Soldier", que pecou apenas na produção, que poderia ter deixado o som do grupo ainda mais intenso, mesma situação do grupo RHEGIA, com a faixa "Shadow Warrior", pois a produção mais abafada acabou tirando um pouco do brilho da composição. Ainda, temos o hardcore pesado, no estilo NYHC do grupo ANGUERE na faixa "Cadeia", o thrash "correria" do TIBERIUS PROJECT coma  faixa "You Bitch", o rock n' roll do grupo NOVO CHÃO, com a faixa "Terra dos Homens" e o heavy metal tradicional do grupo WAR MACHINE com afaixa "A New Kind".

                     Já no CD 02 podemos destacar o heavy metal do grupo KRAKKENSPIT, com a faixa "Fear My Name", que também poderia ter um poder de fogo bem maior com uma produção mais caprichada, o thrash/groove do MEDICINE FOR PAIN, na faixa "vendidas como Bonecas", uma porrada sem nenhum tipo de concessão, o death metal muito bem executado do HEAVENLESS na faixa "The Reclaim", o ótimo trabalho de guitarra do TORTURIZER na faixa "Slaughterhouse", um thrash metal arrasa quarteirão, o Hard Rock do grupo DIALHARD na faixa "Now You're Free", com destaque para a levada de baixo e ateria ue dita o ritmo da composição que apresentação uma sonoridade mais moderna, a banda EPITAPH, veterana no cenário metal nacional com a ótima "Something Better Than God", um dos grandes destaques da coletânea, o death metal por vezes arrastado e com pitadas mais modernas do THE DAMNED FLASH HUMAN com a faixa "Inferno", o excelente heavy metal da banda IN SOULITARY na faixa "Hollow" e o punk rock seco e direto dos grupos ZERO HORA e CxDxM, com as faixas "batina do papa" e "Como um Muro Inatingível", respectivamente.

                      Mais uma vez, a ROADIE METAL mostra sua relevância no cenário ao apresentar mais um bom número de bandas do nosso underground. Uma iniciativa que, conforme relatado anteriormente, parece ter sido a última. Esperamos que o selo repense com carinho na possibilidade de mantê-la, nem que seja de forma mais espaçada, pois os erviço que esse tipo de trabalho presta aos headbangers brasileiros é inestimável. O público heavy metal só tem a agradecer ao empenho e dedicação prestados até aqui. Longa vida à ROADIE METAL!



                  Sergiomar Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário