domingo, 7 de abril de 2019

HAMMERFALL - GLORY TO THE THE BRAVE - 20 YEAR ANNIVERSARY EDITION (2017)



             Em 1997, uma banda e um álbum foram responsáveis por uma retomada do Heavy/Power Metal de forma mundial. Não que o estilo estivesse jogados às traças. Nunca este e nunca estará. Mas GLORY TO THE BRAVE, lançado pelo grupo sueco HAMMERFALL, resgatou aquele sentimento mais "True", por assim dizer" que parecia andar um tanto quanto esquecido naquela época. Obviamente que também tivemos outros grandes álbuns nesse ano. Stratovarius com seu aclamado "Visions", Bruce Dickinson com o excelente "Accident of Birth", Edguy com "Kingdom of Madness", entre outros. Mas todos esses discos vieram de artistas consagrados ou estabelecidos. O que não podemos dizer do Hammerfall, afinal, esse era o trabalho de estréia da banda capitaneada por Oscar Dronjack (guitarra). E o álbum ganhou sua versão especial de aniversário de 20 anos, que saiu por aqui em um belo pack lançado pela parceria Shinigami Records/Nuclear Blast.

                Se no seu início o grupo era um projeto paralelo, tudo tomou forma e consistência quando a formação se estabilizou com Joacim Cans (vocal), Oscar Dronjak (guitarra), Glen Lingström (guitarra), Fredrik Larsson (baixo) e Jesper Strömblad (In Flames - bateria). Durante as gravações, ocorreram participações que acabaram por se tornarem definitivas no line upu, visto que Jesper estava muito ocupado com o In Flames e deu lugar a Patrik Räfling. Tivemos também a participação de Stefan Elmgren, que logo em eguida se tornaria a segunda guitarra do grupo. Os teclados ficaram sob a responsabilidade do produtor Fredrik Nordström (Dream Evil, mas produtor de inúmeras outras bandas consagradas), que também foi o responsável pela remasterização do álbum agora em 2017. Essa edição de aniversário é muito atrativa, vez que traz além do álbum remasterizado com a adição de duas faixas bônus, um CD ao vivo contendo faixas gravadas em 1998, 2012 e 2017, além de um DVD muito interessante, pois traz capítulos de "The First Crusade", vídeo lançado pelo grupo anteriormente apenas em VHS, além de entrevistas realizadas em 2017 e uma curta apresentação do grupo no festival Dynamo Open Air em 1998. Ou seja, um edição mais que atrativa.

            Falar da importância e qualidade das músicas presentes em GLORY TO THE BRAVE é chover no molhado, afinal, "The Dragon Lies Bleeding", um power/heavy daqueles destruidores, , "The Metal Age", a sensacional "Hammerfall", a bela balada "I Believe", o cover de "Child of the Damned", do Warlock, a até hoje presente no setlist das apresentações do grupo, "Steel Meets Steel", "Stone Cold", "Unchained""Glory to the Brave", são faixas obrigatórias para todo fã de Heavy Metal. Além dessas, a edição especial traz no CD 01, "Ravenlord", cover do Stormwitch e uma versão editada para as rádios da faixa título. Já o CD 02 traz sete faixas, qual sejam, "The Metal Age", "Steel Meets Steel" e "Stone Cold", gravadas ao vivo em 1998, "Glory to the Brave", "Hammerfall" e "The Dragons Lies Bleeding", de 2012 e um medley de "Glory to the Brave", de 2017, todas com ótima qualidade de gravação. Mas a cereja do bolo é o DVD, imperdível tanto para os fãs do grupo que já assistiram o VHS, quanto para aqueles (ainda mais) que não tiveram essa oportunidade.

              GLORY TO THE BRAVE 20 YEAR ANNIVERSARY EDITION é ítem obrigatório para os fãs do grupo, pois mostra que o HAMMERFALL era uma banda pronta na época de seu lançamento, o que só veio a se confirmar na sequência. Se o Heavy metal seguiu firme e forte com todas a agruras que lhe acometeram na década de 90, os suecos têm muita "culpa" nisso...





                   Sergiomar Menezes
  

Um comentário:

  1. Excelente lançamento, mas não gostei da embalagem da versão nacional. Espero que lancem o segundo, mas que em digipak mesmo como o importado.

    ResponderExcluir