sexta-feira, 6 de outubro de 2023

HYPOCRISY - PENETRALIA (1992) (RELANÇAMENTO 2023)

 

HYPOCRISY
PENETRALIA (1992 - RELANÇAMENTO 2023)
Shinigami Records/Nuclear Blast Records - Nacional

Um álbum essencial para qualquer fã de death metal. Mesmo que PENETRALIA, primeiro álbum do HYPOCRISY, lançado em 1992 e relançado agora pela parceria entre a Shinigami Records e a Nuclear Blast, tenha sido o início da carreira do grupo liderado pelo talentoso Peter Tägtgren, ele mostra que os rumos do estilo não seriam mais os mesmos, pois além da qualidade ímpar do grupo, ali também eram explorados temas mais obscuros, um tanto quanto sombrios, criando uma atmosfera mais densa que o habitual. Não à toa, ao ouvirmos as 10 faixas presentes no álbum depois de 30 anos, podemos afirmar que soam tão fortes e atuais como na época de seu lançamento. Coisa rara em se tratando de death metal...

Na época do lançamento o grupo era formado por Masse Broberg (vocal, ex-Dark Funeral), Pelo próprio lider e fundador Peter (guitarra e produção), Jonas Osterberg (guitarra)m Mikael Hedlund (baixo) e Lars Szöke (bateria), e traz um death metal criativo e espontâneo, com muitos elemntos oriundos do Thrash metal e também, porque não dizer, do Black Metal. Com uma atmosfera sombris e agressiva, Penetralia tornou-se um marco na carreira da banda. Embora quando de seu lançamento a produção não fosse totalmente brilhante, esse relançamento traz o trabalho remasterizado, além de pequenas modificações na arte de capa, como por exemplo, o logo da banda que jamais deveria ter sido rosa/roxo.

Abrindo com a poderosa e marcante "Impotent God', onde de cara as linhas características de guitarra já mostram a que vieram, a banda mostra toda sua capacidade criativa. Bateria e baixo pulsantes, carregando no peso enquanto os vocais guturais de Masse soam desesperados e agressivos. Uma faixa que até hoje é lembrada pelos fãs do grupo. Com um pé (quase dois) no Thrash, "Suffering Souls" ostenta uma brutalidade bastante persuasiva, enquanto "Nightmare" não poderia ter outro nome, vez que seu andamento nos leva para o mundo dos sonhos (sombrios e devastadores). Ainda que o álbum soe bastante linear, com um nível bastante elevado, podemos citar ainda outras faixas de  destaque como "God is a...", um death metal direto, brutal e ríspido, "Left to Rot", que se tornou uma das marcas registradas do banda, um verdadeiro clássico junto aos fãs do Hypocrisy, "Burn by the Cross", com suas mudanças de andamento carregadas de peso e a faixa título, uma verdadeira aula de como fazer death metal, e de certa forma, aprimorando ainda mais aquilo que viria a ser chamado de death metal sueco.

PENETRALIA é um item obrigatório para todo fã de death metal (assim como uma boa parte da discografia do HYPOCRISY). Se você ainda não tem esse álbum, aproveite essa série de relançamentos colocado no mercado pela Shinigami, que ainda incluem "Osculum Obscenum" (1993), "The Fourth Dimension" (1994) e  "Abducted" (1996) (em breve, resenha aqui no Rebel Rock). Trabalhos que ajudaram a escrever a história do estilo!

Sergiomar Menezes



Nenhum comentário:

Postar um comentário