terça-feira, 16 de abril de 2024

HIPOCRISY - THE FINAL CHAPTER (1997/2023)

 

HYPOCRISY
THE FINAL CHAPTER
Shinigami Records/Nuclear Blast - Nacional

Originalmente lançado em 1997, “The Final Chapter" é o trabalho que começa a consolidar o som característico do Hypocrisy dos próximos lançamentos. Muito do que ouvimos nos trabalhos posteriores teve sua “pedra fundamental” aqui. O quinto disco de estúdio transborda energia e uma boa dose de melancolia, momentos brutais se contrastam com andamentos arrastados de algumas faixas. Olhando para o passado, o trio Peter Tägtgren, Mikael Hedlund e Lars Szöke, não se encaixava na onda sueca que começava a surgir, muito menos em vertentes já existentes. O Hypocrisy do “Capitulo Final”, é peculiar e ímpar — Suas melodias não são alegres, carregam dor.

Os urros e o instrumental levam toneladas de sentimentos ao ouvinte, escolhendo a solidão como o melhor amigo na audição dos quase 55 minutos do álbum. Vejo como um trabalho que devemos ouvir na quietude, nas primeiras ou últimas horas do dia. Claro que a brutalidade se faz presente, faixas como em “Inseminated Adoption”, “Dominion” e “Last Vanguard”, mas, é em músicas climáticas como “Inquire Within”, “Lies” e a faixa-título que temos o brilhantismo do disco — Os seus “capítulos” te transportam para algo introspectivo, que merece toda sua atenção para absorver todos os sentimentos.

The Final Chapter” tem consigo um trabalho amplo nas linhas vocais de Peter, o “chefão”, grita, urra, mas também entrega momentos mais limpos, com melodias cativantes. O relançamento do álbum fará muito gente feliz, mas, o mais importante, poderá elevar “The Final Chapter”, como um dos clássicos dos anos 90.

Imperdível!

William Ribas




Nenhum comentário:

Postar um comentário