quarta-feira, 5 de junho de 2024

EXODUS - BRITISH DISASTER - THE BATTLE OF '89 (LIVE AT THE ASTORIA) (2024)

 


EXODUS
BRITISH DISASTER - THE BATTLE OF '89 (LIVE AT THE ASTORIA)
Shinigami Records/Nuclear Blast - Nacional

Eis que, com certo atraso – somente 35 anos – o Exodus nos presenteia com seu álbum ao vivo definitivo, e já igualmente tratado como mais um clássico da banda (para este que vos escreve), o arregaço intitulado "British Disaster: The Battle of ’89 (Live At The Astoria)"!

Visto que a banda estava trocando de gravadora e ainda devia um lançamento pela Nuclear Blast, resolveram buscar em seus arquivos e acharam simplesmente este tesouro do Thrash Metal, que ficou enjaulado por tanto tempo e como diz aquele famoso ditado clichê “Antes tarde do que nunca”, se encaixa perfeitamente aqui!

Se você estiver em dúvidas ainda quanto a minha afirmação de ser o ao vivo definitivo da banda, tenho certeza que você, caro leitor, ainda não ouviu. Ah, mas e os outros Lives? Pois bem, Good Friendly..., Another Lesson... e Shovel Headed (Live Wacken) estão longe de serem ruins (Exodus não tem disco ruim, ok?!), porém todos são incompletos, principalmente em relação ao repertório da banda e uma vez que você ouvir este novo lançamento, esquecerá completamente que banda possui outros em sua discografia.

Qualquer álbum ao vivo é difícil de escrever, uma vez que todas as músicas já são conhecidas pelos fãs, então o que podemos focar é na qualidade da gravação, mixagem, setlist, etc.

O que temos aqui é uma qualidade absurda no que diz respeito a gravação e mixagem, um show que foi gravado no Astoria, em Londres, em 8 de março de 1989 e mostra a banda em seu auge, que na época tinha em seu line up Steve “Zetro” Souza (vocais), Gary Holt e Rick Hunolt (guitarras), Rob McKillop (baixo) e Tom Hunting (bateria) e que estavam lançando o fabuloso e um dos melhores discos de Thrash Americano da História: “Fabolous Disaster”, mas calma que este não fica a frente do sagrado “Bonded By Blood”.

Outro destaque deste disco vai para ninguém menos que Steve “Zetro” Souza, cantando como nunca, performance matadora, ainda mais nas músicas do já citado “Bonded By Blood”. Já sobre a performance da banda nem preciso comentar, pois dispensa quaisquer comentários já que seria chover no molhado.
Dito isto, se você procura destaques neste disco, simplesmente aperte o play, pegue uma cerveja e saia bangueando pela casa ou onde estiver, pois temos um álbum perfeito – desde o tracklist até a mixagem – e que certamente irá figurar na lista de melhores discos ao vivo da história do Thrash!

Enjoy it! Keep Thrashing Around \m/

Fernando Aguiar



Um comentário: