quinta-feira, 7 de março de 2024

EXHORDER - DEFECTUM OMNIUM (2024)

 

EXHORDER
DEFECTUM OMNIUM
Shinigami Records/Nuclear Blast Records - Nacional

Há quase quatro décadas o Exhorder começou sua caminhada. Um caminho cheio de pedras, percalços, sumiços e música pesada de qualidade. A banda de New Orleans, nos Estados Unidos, foi um dos percursores de um estilo que anos depois se popularizou com o Pantera.

Enquanto a turma de Dimebag Darrel tentava a fama no Glam metal, o Exhorder já ousava na genialidade ao adicionar uma boa dose de groove ao thrash metal americano. As famosas demo-tapes tão populares nos anos 80 abriram caminho e fama até a chegada de “Slaughter in the Vatican” (1990) e “The Law” (1992). Dois trabalhos que merecem a atenção de qualquer fã de heavy metal. Mas, mesmo com a boa recepção, a banda se dissolveu e teve um longo hiato que durou até 2019.

Os 20 e poucos longes dos holofotes não tiraram o brilhantismo do grupo, que lançou “Mourn the Southern Skies” - um trabalho cheio de adrenalina e boas viagens, onde na época, ganhou bastante destaque na mídia especializada. Cinco anos depois, o Exhorder resolveu dar “dois passos para trás” para dar um pulo gigantesco rumo a se tornar um dos grandes - “Defectum Omnium” é uma miscelânea completa do que foi os anos 80 e 90 apontada para um novo norte.

O novo trabalho tem três pilares que sustentam a estrutura sonora. Primeiro de tudo, a agressividade. Uma violência gratuita que faz os tímpanos sangrarem de alegria. Segundo, a sua própria identidade que não se corrói mesmo com tantos anos. Terceiro, a ousadia de integrar novos elementos a sua loucura. Para clarear o caro leitor, é como se tivéssemos Exodus, Exhorder e Candlemass nas 12 composições do disco. A abertura com “Wrath of Prophecies”, é uma voadora na porta. Kyle Thomas (Vocal e Guitarra), Pat O’Brien (Guitarra), Sasha Horn (Bateria) e Jason VieBrooks (Baixo) não estão dispostos a brincar, uma vez que a sequência com a dupla mortífera “Under the Gaslight” e “Forever and Beyond Despair” mantém o material em alta. Com as músicas em ritmo acelerado, o ouvinte se sente como se estivesse em um rodamoinho metálico.

“The Tale of Unsound Minds” traz um clima mais arrastado, guitarra sombria e andamento lento, o peso descomunal faz a parede trepidar. Uma pegada mais solta, mas não menos pesada, encontramos em “Divide and Conquer”. Sua parte do meio renderá momentos únicos nas apresentações. O peso parece que nunca diminui, em “Year of the God”, riffs frenéticos, com o instrumental beirando as lunáticas linhas do black metal em determinadas partes. Aliás, as incursões de punk, hardcore, em certos momentos dão um enorme ganho para estrutura, mostrando quão inspirados todos estavam nas composições de “Defectum Omnium”.

As letras do disco são reflexo da atual situação do planeta terra e suas “pragas”, nas palavras de Kyle: “O mundo é um incêndio em uma lixeira e somos todos cúmplices. As pessoas têm falado sobre vírus nos matando, quando, na verdade, NÓS somos o vírus para a Terra”. Nesse contexto todo, e ainda explorando a profundezas da mente humana, o trabalho merece várias audições para melhor absorção da mensagem passada pela banda. A faixa título se torna algo fora da curva levando um desespero caótico numa cadência gloriosa, os últimos minutos são épicos onde devemos aplaudir tamanha maestria. O disco por completo é muito ímpar, não existindo similaridades, o ponto central e regra única é ter peso, mas, também, transformar a jornada mais agradável possível, sem essa de “isso não acaba?”. Por exemplo, em “Your Six”, o último ato do álbum, a música transcende, é o cósmico perfeito entre Black Sabbath e Exhorder.

O álbum sairá agora no dia 8 de março, e tenho certeza que, em dezembro, ele ainda estará fazendo a sua cabeça girar. Exhorder foi durante décadas e décadas ofuscado pelo “seu filho bastardo”, mas, em “Defectum Omnium”, muitos vão saber a verdade e reverenciar os mestres.

William Ribas




Nenhum comentário:

Postar um comentário