terça-feira, 19 de março de 2024

FIREWIND - STAND UNITED (2014)

 


FIREWIND
STAND UNITED 
AFM Records - Importado

Após 4 anos desde seu último lançamento – ainda que houve o lançamento do ótimo ao vivo “Still Raging – 20th Anniversary” em 2023, acredito que isso tenha animado Gus G e cia em gravar um novo registro para ser lançado 2024. Gus G merece um parágrafo (pouco ainda) dedicado, pois o que esse cara toca e está tocando em “Stand United”, é absurdo. O cara é um GÊNIO!! Sim, é isso que você leu. Gus consegue casar o os riffs heavy metal com o power metal e até hard rock de uma maneira que poucos sabem fazer, e principalmente, sem soar enjoativo no já surrado e manjado Power Metal. LONG LIVE TO GUS G.

OBS: Para muitos, Gus (infelizmente) é conhecido como o ex-Guitarrista de Ozzy Osbourne, porém este cara é muito mais do que apenas isso, vide a carreira de longa data com o Firewind, além da banda ter uma discografia bem regular.

Bem, sem mais delongas, vamos ao que importa: STAND UNITED.
Temos na formação uma parte importante a se considerar, onde pelo segundo play consecutivo temos o mesmo Lineup e isso diz muito em Stand United, vide o entrosamento que podemos ouvir e sentir durante a audição do play. Herbie Langhans (Avantasia, ex-Seventh Avenue, Voodoo Circle e Sinbreed) com sua voz característica e marcante, sendo grave e melódico de acordo com a necessidade de cada música. A cozinha, que já completou mais de uma década na banda, com o baixista Petros Christodoulidis e o baterista Johan Nunez (Lords of Black, ex-Kamelot e Marty Friedman) dão o excelente apoio para o dono da “porra” toda, o já citado gênio Gus G, que dispensa apresentações, certo?!

Já na abertura, em “Salvation Day” Gus e cai vão direto ao ponto com excelentes riffs e uma performance vocal de Herbie bem forte e cozinha acompanhando e dando o ritmo e a ideia do que tem por vir ainda. Um dos destaques do play, com certeza. Em seguida já temos uma mudança de andamento e estilo, com a ótima faixa-título “Stand United”, que é um típico power metal tradicional, inclusive influenciado por Helloween. “Destiny Calling” foi o primeiro single e segue com o clima nas alturas, com um excelente groove e um solo matador. Já em “The Power Lies Within” temos outra que se destaca muito, principalmente pelo seu peso e groove com uma levada bem mais hard rock e que mostra toda habilidade e versatilidade da banda como um todo, som impecável!

As faixas “Come Undone” e “Fallen Angel” são singles que foram liberados antes do lançamento de “Stand United” e que possuem um som mais progressivo e melódico, com pegada de bateria matadoras, além dos solos de guitarra que são fenomenais nessas faixas e são destaques, assim como em todo o álbum. “Chains” é uma música super cativante e a introdução lembra Judas Priest. Os vocais de Herbie são bem fortes e se destacam junto com Gus G e criam um som fresco e estridente, deixando ouvinte atônito com o que esses caras estão fazendo neste play.

“Land of Chaos” é aquele típico som “chuta traseiros”. A introdução e o solo de guitarra são matadores, a bateria e o baixo misturados com uma performance vocal pesada nos trazem um som mais tradicional, o que torna essa a faixa mais pesada do álbum. O vocal um pouco mais rasgado de Herbie é uma adição bem bacana, dando a esta faixa um som mais sombrio. “Talking In Your Sleep” é um cover da banda oitentista The Romantics e é a mais divertida e dançante do álbum. E a banda levou a música a outro nível, imprimindo seu estilo e peso na medida certa. A última faixa do álbum “Days Of Grace” completa o álbum com uma música que cria uma experiência auditiva envolvente. A introdução do violão misturada com um alcance vocal impressionante de Herbie dá a noção de uma balada, mas o solo emocionante de Gus G muda a direção da música trazendo um groove mais pesado.

Devo destacar que qualquer música deste play pode e creio que certamente estará no setlist da banda na turnê vindoura do álbum. Diria que no mínimo 5 ou 6 faixas por show, mesclando todas até tocar o álbum na integra (Fica a dia Gus G hehe). E para encerrar, “Stand United” é sem dúvida um dos melhores da história do Firewind. Outro destaque que não poderia deixar de evidenciar nesta resenha é abordagem das letras, que trazem questões do dia a dia em que precisamos “Ficar Unidos” ao invés de haver discordâncias (entre outras coisas) uns com os outros. Bela mensagem de Gus e seus comandados!
Ouçam e curtam muito este, que pode ser um dos destaques do ano como um todo!
Long Live Rock N’ Roll!

Fernando Aguiar




Nenhum comentário:

Postar um comentário