terça-feira, 24 de setembro de 2024

CHAMPLIN, WILLIAMS & FRIESTEDT - CWF III (2024)


 

CHAMPLIN, WILLIAMS & FIEDSTEDT
CWF III
Black Lodge Records - Importado

Novo lançamento do grupo CWF que leva as iniciais dos sobrenomes dos idealizadores no título.

Trata-se de ninguém menos que (Bill) Champlin, (Joseph) Williams e (Peter) Friestedt. Grupo este que surgiu por causa de uma parceria para a gravação de um DVD lá em 2013. Friestedt já havia trabalhado com ambos anteriormente no seu primeiro lançamento o LA Project em 2002.

Ali foi o primeiro contato do guitarrista sueco com os ex-vocalistas de Chicago e Toto (respectivamente) que já haviam se encontraram incontáveis vezes no passado. Em 2013 sai o tão incrível DVD fruto do bom relacionamento e conexão entre os 3 que originou a criação oficial do CWF que até o momento já trás na bagagem 3 álbuns de estúdio e 1 EP lançado em 2023.

E pra provar que ainda estão à ativa a todo vapor, em 2024 eles vêm com o mais novo lançamento o álbum III que sai próximo dia 27. O som é basicamente o tão aclamado AOR/Soft Rock californiano que remete aos tempos áureos dos anos 70 e 80. Resumindo: Toto e Chicago em sua mais pura essência!

O toque Jazzístico que Friestedt acrescenta às obras juntamente com sua mixagem e produção realçam o esmero e cuidado que o estilo WestCoast exige essencialmente.

CWF III chega com 10 músicas que já foram analisadas e estão destrinchadas à seguir:

Brighter Day - A música de trabalho do disco a primeira a ser apresentada ao público através das redes que já conta com um videoclipe no YouTube. Totalmente inspirada nas clássicas soundtracks dos anos 80 e essencialmente apta para tal! Triunfante e com um "ar esperançoso", já dá pra imaginar uma cena de créditos subindo e essa musica de fundo. No melhor tom de encerramento mas, ao mesmo tempo, deixando um "quentinho" no coração.

Sure - Mais uma música que mostra traços de inspiração nos mesmos moldes da anterior. Porém, enquanto a outra tem uma cara bem mais "oitentista", eu diria que essa traz um "Q" de atualidade. Digamos que a anterior serviria muito bem como trilha de um filme dos anos 80. Esta já estaria num dos anos 90, talvez (risos).

Wings of Tomorrow - Excelente canção, bem composta. Uma musica mais agitada, certeza que quem curte e conhece afundo o AOR, ao ouvir, irá se identificar com a melodia pois ela reúne todo aquele "clichê" de uma bela música AOR.

Find the Love - Aqui temos TOTO e temos Chicago em sua pura essência, e através disso conseguimos enxergar o quão próximo as 2 bandas estão melodicamente falando.
Isto é fabuloso pois, mesmo sabendo que existem dezenas de músicas que utilizam desta mesma fórmula musical, esta ainda sim consegue ser única e original. O encerramento profundamente "espirituoso" talvez seja um dos pontos mais incríveis da música!

Carrie - Essa faixa já havia sido lançada em 2023 no EP de mesmo nome que contava com mais 5 canções. Ao ver o título pode-se até achar que seja um cover da clássica música do Europe de mesmo nome mas, ao tocar, trata-se de um AOR Westcoast de respeito no melhor estilo Toto (sério! Os fãs da banda irão identificar até qual música foi utilizada como referência!). É um Toto com vocais de Chicago!

I Will Find You There - Certamente a musica que abrirá o Lado B da versão em vinil desse disco. Meu Deus que música inspirada! O esmero que foi feito a produção desse disco chega a impressionar! Música extremamente bem feita em todos sentidos, mixagem, composição, refrãos grudentos sem serem enjoativos. Destaque para os segundos finais em que entra uma Jam de teclados, bateria, baixo e vocal que carrega a musica pra uma levada um pouco "funkeada".

Stay With Me - Aos fãs de AOR: isso aqui é uma mistura de uma parcela de tudo que gostamos! Aqui tem Toto, tem Chicago, tem Dakota, tem FM enfim tem milhares de bandas clássicas do estilo! Instrumentos executados com maestria, ganchos perfeitos! Só ouçam e apreciem!!

Almost Had Me There - Pra quem curte e conhece afundo o Toto vai adorar essa pegada que estão fazendo nesse álbum de botar a voz do Chicago pra cantar músicas que são o puro "suco de Toto" (risos).

Fly Away Now - Mais uma canção que compunha o EP "Carrie" de 2023. Um Westcoast bem suave e profundo. Sensacional!! Backing vocals super bem encaixados principalmente na ponte pro refrão. Backing vocal de peso que conta com a cantora (e esposa de Bill) Tamara Champlin e o músico Michael Ruff.

Moments Of Joy - Encerra o disco no melhor estilo AOR WestCoast Instrumental, e é basicamente um resumo sonoro do que é o próprio AOR WestCoast em sua essência. Leve, rebuscado, sofisticado, com uma certa influencia de Jazz mas ao mesmo tempo Pop. Rapaz no final fiquei até com impressão de que estava ouvindo George Benson, com as balbuciações musicais que aparecem do meio para o final.

Ao finalizar o disco fiquei positivamente surpreendido com a qualidade empregada nesse novo lançamento! Eu realmente fiquei feliz em ver que ainda sim fazem-se o mais puro e belo AOR Westcoast com qualidade acima da média!

Um álbum excelente, sofisticado e altamente recomendado pra quem curte um som leve e saudosista. Apesar de andar nos mesmos moldes dos lançamentos anteriores me surpreende a criatividade em conseguirem fazer soar agradável.

Mas, se tratando das verdadeiras FERAS que estão por trás desta obra não poderia se esperar menos né!
SUCESSO!!

Felipe Izzard 




Nenhum comentário:

Postar um comentário