sábado, 7 de setembro de 2019

GRAND MAGUS - WOLF GOD (2019)



                    Com mais de 20 anos de carreira e após três anos de seu último trabalho, o ótimo "Sword Songs", o GRAND MAGUS, um dos grandes nomes do Heavy Metal, Stoner Rock, Doom Metal, ou seja lá como você prefere classificar o grupo, volta à carga com mais um álbum que tem tudo para, novamente, agradar os fãs da banda sueca. WOLF GOD traz as características que estão sempre presentes nos trabalhos do trio: guitarras pesadas, andamento marcado e muita qualidade nas composições. E o CD chega ao Brasil através da parceria Shinigami Records/Nuclear Blast, que há tempos vem oferecendo ao público headbanger brasileiro o que de melhor o Heavy Metal tem produzido pelo mundo.

                       JB (vocal e guitarra), Fox (baixo) e Ludwig (bateria) trazem 10 faixas que transbordam aquela aura "true metal", dosando de forma correta o que Heavy, o Stoner e o Doom, com uma produção que sabe valorizar a sonoridade do trio, sem que impeça sua criatividade dentro dos limites que muitas vezes são impostos pelo estilo. Pesado e intenso, WOLF GOD pode não trazer nenhum aspecto inovador em suas composições. No entanto, a garra e disposição do grupo em praticar sua música sem se importar com os modismos soa extremamente revigorante dentro de um estilo que, na maioria das vezes, é recheado de preconceitos.

                    Após a introdução "Gold and Glory", a faixa título mostra que as características do grupo permanecem firmes. Pesada, arrastada e com uma ótima performance da dupla Fox e Ludwig, a faixa representa de forma consistente o estilo do trio. "A Hall Clad in Gold" é mais rápida, mas traz consigo uma variação no momento do refrão, dando um toque bem pessoal ao seu andamento. JB, com seu timbre bastante peculiar, mostra que não é necessários agudos insuportáveis para ser considerado um vocalista com estilo. Ainda, podemos destacar ótimas faixas como "Brother of the Storm", onde o Doom Metal se apresenta de forma explícita, "Dawn of Fire", que traz características semelhantes à clássica "Triumph and Power", o metal mais próximo do tradicional em "Spear Thrower", da mesma forma que "To Live and Die in Solitude". Pra encerrar, temos os ótimos riffs de "He Sent All to Hell" e "Untamed", que mesmo se mostrando bem estruturada e executada, pode ser apontada como o momento mais "fraco" do trabalho.

                       WOLF GOD apresenta uma banda que em mais de duas décadas de uma correira bem consistente, mostra que continua mantendo uma excelente regularidade em seus trabalhos. Acreditando em sua música, sem se vender ao mercado ou ao modismo dentro do cenário que por vezes acaba por contaminar muitos grupos, o GRAND MAGUS mostra personalidade. E nós, fã de Heavy Metal, só podemos agradecer!






                  Sergiomar Menezes
                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário