sexta-feira, 4 de março de 2022

BLACKMORE'S NIGHT - NATURE'S LIGHT (2021)


BLACKMORE'S NIGHT
NATURE'S LIGHT (2021)
Shinigami Records/Ear Music/ Sound City Records

Sejamos sinceros: hoje em dia, independente da área de atuação, qualquer pessoa que ganhe um tipo de destaque (por mais ínfimo que seja), já é chamado de gênio por uma boa parcela da mídia e também da sociedade. De certa forma, banalizamos o termo que sempre fez referência à pessoas brilhantes e que estejam acima da média em suas profissões ou demais atividades. Um jogador que aplica um simples elástico no adversário vira craque (gênio), um ator que faz um único papel com certa relevância ganha prêmios por sua atuação, e por aí vai... Mas, se formos realmente levar a expressão GÊNIO ao pé da letra, poucas pessoas merecem tal reconhecimento. E uma delas é RITCHIE BLACKMORE! Um dos maiores guitarras de todos os tempos, o talentoso guitarrista soube se reinventar, após deixar o Deep Purple, seja com o Rainbow (uma das maiores bandas de todos os tempos e que influenciou muito do que viemos a chamar de metal tradicional/melódico), seja com esse show de qualidade chamado BLACKMORE'S NIGHT, empreitada que conduz ao lado de sua bela esposa Candice Night, e que chega agora ao seu 11º álbum de estúdio, NATURE'S LIGHT, lançado no Brasil pela parceria Shinigami Records/Ear Music/Sound City Records.

Acompanham Blackmore e Candice os músicos Bard David of Larchmont (teclados e backing vocals), Earl Grey of Chinay (baixo e guitarra), Troubadour of Aberdeen (percussão), Scarlett Fiddler (violino) e Lady Lynn (vocais de apoio). Pelos nomes dos integrantes, se você ainda não conhece ou conhecia esse fantástico trabalho, pode perceber que se trata de algo folclórico, medieval, barroco, renascentista. Misture tudo isso ao talento ímpar de Blackmore e a suave e angelical voz de Candice e você terá a fórmula do Blackmore's Night! Produzido pelo próprio guitarrista, tendo a seu lado o suporte como assistente, engenheiro de som e responsável pelos arranjos orquestrais Pat Regan, sendo o trabalho masterizado por Brad Vance. Dados os devidos esclarecimentos "técnicos", vamos ao que mais interessa: a música!

O álbum abre com Once Upon December, uma bela canção, resgatada do folclore italiano e repaginada pelo grupo. Dona de uma melodia cativante, a faixa acaba por se tornar "grudenta", uma vez que seu refrão não sai mais da sua cabeça após a primeira audição. A celebração folk segue com Four Winds, que carrega consigo um apelo mais "comercial", se é que assim podemos chamar, sabendo que estamos falando de álbum dedicado á uma sonoridade que foge, e muito, deste padrão. Blackmore mostra toda sua classe e bom gosto nesse arranjo, criando uma atmosfera leve e bastante agradável. Na sequência. Feather in the Wind nos leva para aqueles momentos onde os bardos se reuniam em volta a uma fogueira, cantando e bebendo para celebrar mais um dia de batalhas. Candice, como sempre, se destaca, dosando sua voz de forma simples e natural mostrando que não é necessário grandes arroubos vocais para mostrar talento. Um clima denso e introspectivo surge com Darker Shade of Black. Contrastando com as primeiras faixas, a composição instrumental traz consigo um clima denso, mas ao mesmo tempo belo e melancólico. A magia folk retorna com The Twisted Oak, onde as harmonias criadas refletem o clima mais suave, ressaltado pela voz de Candice.

Nature's Light, faixa título, é grandiosa, com orquestrações bem elaboradas mas fáceis de se ouvir. O que impressiona é a capacidade de Blackmore em criar essas harmonias sem soar repetitivo ou até mesmo cansativo, pois quando se percebe, estamos passando da metade do trabalho. Em seguida, temos mais uma faixa instrumental. Der Letzte Musketier traz de volta, ou pelo menos tenta, aquele velho Ritchie guitarrista do Deep Purple, que abusa de solos virtuosos enquanto deixa a pegada blues guiar a composição de forma sutil e certeira. Além disso, a faixa faz referência ao primeiro grupo do guitarrista, The Musketeers. Wish You Were Here, presente em Shadow of the Moon (1997), primeiro trabalho do Blackmore's Night (cover do grupo sueco Rednex) ganha uma nova versão, onde mais uma vez, Candice mostra todo seu talento. Pra encerrar este belo trabalho Going to the Faire, mantém o clima folk/medieval lá no alto, enquanto Second Element é uma versão de uma música da cantora Sarah Brightman.

NATURE'S LIGHT é um álbum rico em detalhes, com a marca da genialidade de Ritchie Blackmore. Celebrando agora em 2022 seus 25 anos, o BLACKMORE'S NIGHT registra um trabalho digno de sua história. Que esse "resgate" continue nos brindando com composições inspiradas e bem executadas!

Sergiomar Menezes









Nenhum comentário:

Postar um comentário