segunda-feira, 12 de setembro de 2022

DEVASTATION 2022 - LATIN AMERICAN (INCANTATION, SUFFOCATION, ATROPINA)

 



DEVASTATION 2022 - LATIN AMERICAN
INCANTATION & SUFFOCATION
BANDA CONVIDADA: ATROPINA
LOCAL: OCULTO - PORTO ALEGRE/RS

Texto e fotos: José Henrique Godoy

Dia de tempestade tem noite de tempestade, já diz um velho ditado. Uma sexta-feira com muita chuva em Porto Alegre, mas uma noite propícia para um show de Death Metal, com duas bandas clássicas da cena do Metal da Morte mundial, Suffocation e Incantation, veteranas dos anos 90, e com a abertura da banda gaúcha Atropina. O local escolhido para acolher a carnificina foi o OCulto, lugar ótimo para esse tipo de evento, tendo em vista o seu aspecto e clima underground, porém bem localizado e com boa estrutura para receber o público.


Ainda com o público chegando ao local, a banda gaúcha da cidade de Teutônia, Atropina, deu início ao massacre, pontualmente as 20h30. Com seu Death metal ríspido, porém muito bem executado, encontramos passagens mais old school, como também momentos que notamos a influência de Thrash e Doom Metal. Um grande diferencial, é que as letras (muito bem escritas) da banda são em português. Já com uma grande bagagem, e experiência, (a banda que foi formada em 1996), tomou conta do palco e ganhou a plateia logo no início com "Degeneradas Civilizações", Lágrimas Mortas" e a que dá título ao mais recente trabalho " Prego em Carne Podre". O Quinteto prima pela técnica apurada de todos os integrantes, mas o destaque vai para o vocalista Murilo Rocha, dono de uma performance única e peculiar, capaz de manter todas as atenções nele. Atropina fecha a sua apresentação após 40 minutos, com "Blasfêmia Eterna", uma sarrafada que fica na memória após a sua execução. Para quem não conhece, procure conhecer Atropina, uma excelente banda.


Às 21h30, sobe ao palco o Incantation, uma das bandas mais clássicas da primeira leva do Death Metal do início dos anos 90. Capitaneados pelo mentor John McEntee, despejando de início "Propiciation" do mais recente trabalho, "Sect Of Vile Divinities". O som estava ótimo, e a performance da banda excelente, com muita interação com a platéia. McEntee lembra bastante Max Cavalera, tanto na performance, como fisicamente, e parecia estar bem feliz em voltar a Porto Alegre (Se não estou enganado, esta deve ser a terceira passagem do Incantation pela cidade). Priorizando apresentar músicas do já citado último álbum, o Incantation não deixou de executar também boa parte do seu catálogo. Destaques para "Forsaken Mouring Of Angelical Anguish", "Rotting Spirit Embodiment", "Pest Savagery" e " Impending Diabolical Conquest". Com pouco mais de uma hora de show, o Incantation finaliza uma excelente apresentação com "SIege Hieve", também do último álbum. Após o final John McEntee distribuiu palhetas e tirou fotos com os presentes, distribuindo simplicidade e simpatia.








Após os dois ataques brutais da noite, o OCulto permanecia em pé, e o bom público (cerca de 250 pessoas) parecia não estar cansado, e aguardava ainda com ansiedade o início do Show do Suffocation. E a banda sobe ao palco as 23h, para acabar de destruir o que ainda existia de pé no recinto. Com a liderança do guitarrista e único membro original Terrance Hobbs, "Liege Of Inveracity", primeira música do clássico primeiro álbum "Effigy Of Forgotten" abre os trabalhos, seguida pela faixa título da mesma obra definitiva do Suffocation. Com um estilo mais técnico que o Incantation, o Suffocattion também ganhou o público já nas primeiras notas, que agitava junto com a banda como se a noite tivesse recém iniciado. O vocalista Ricky Myers não deve nada ao vocalista original Frank Mullen, que se retirou da cena musical em 2019. Destaques do set list do Suffocation ficam para "Clarity Through Deprivation" do último álbum de estúdio "Of the Darlk LIght" (2017), "Jesus Wept" (mais uma do primeiro álbum), "Breeding The Spawn" e " Funeral Inception". O Suffocation fecha a noite então com " Infecting The Crypts" do EP de mesmo nome lançado também em 1991.







Chegava ao fim uma memorável noite para os fãs de Death Metal, que com certeza foram para casa ansiosos por outra noite como a desta de 09 de setembro. Parabéns e agradecimentos para as produtoras IDL e KLF pela excelente produção e realização do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário