quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

DESTRUCTION - "BORN TO PERISH" (2019)


Quando se fala em THRASH METAL, é impossível não lembrar da lenda DESTRUCTION, uma das maiores bandas do estilo em todos os tempos. E, mais uma vez, a máquina alemã de moer ossos está de volta com um álbum violento, pesado e agressivo, como todo bom disco de Thrash Metal deve ser. "BORN TO PERISH" traz dez faias regulares, mais uma bônus track, onde o agora quarteto destila toda sua fúria, mostrando que a idade parece não pesar pra quem traz o estilo nas veias. Lançado por aqui pela parceria Shinigami Records/Nuclear Blast, o CD apresenta aquilo tudo que sempre esperamos do grupo: músicas velozes, intensas e aressivas!

Schmier (baixo e vocal), Mike Sifringer (guitarra), Damir Eskic (guitarra) e o monstro Randy Black (bateria, ex- Primal Fear, ex- Annihilator, entre outros), gravaram o álbum de janeiro a março de 2019 no Little Creek Studio, na Suíça, país natal do guitarrista Damir, sob a responsabilidade de VO Pulver (guitarrista da banda PANZER, da qual Schmier também faz parte). E o que já se mostra perceptível logo de cara é o trabalho de guitarras, vez que agora, o grupo faz uso de duas, e estas estão devidamente bem delineadas no álbum. Segundo o próprio Schmier, a intenção da banda era criar uma parede maçiça de guitarras. E o intento atingiu seu objetivo!

A faixa título já deixa essa intenção bem nítida com um peso absurdo, como poucas vezes o grupo já havia demonstrado. Para abrilhantar ainda mais, a técnica apurada de Randy Black conseguiu se adaptar perfeitamente ao estilo mais direto e ríspido do grupo. E o que dizer dos riffs insanos de Mike, um dos maiores riffmakers da história do Thrash? Em "Inspired by Death", Damir mostra serviço, ao dividir com Mike as palhetadas certeiras que a faixa impõe. Com pequenas doses de metal tradicional, a faixa carrega uma aura mais voltada ao Thrash básico, mesmo que Schmier siga rasgando tudo que vier pela frente com sua voz. Já "Betrayal" é mais uma aula de Thrash Metal germânico, com riffs agressivos, uma coisa coesa e entrosada (e não teria como ser diferente, afinal estamos falando de músicos experientes na cena), e uma linha vocal à moda antiga. E haja pescoço para acompanhar "Rotten", uma faixa repleta de paradinhas, mas com um andamento mais cadenciado, perfeita para o headbanging. "Filthy Wealth" traz a velocidade e brutalidade de volta, numa perfeita junção do thrash 80's com o atual, mostrando mais uma vez que a banda sempre foi e continua sendo relevante dentro do cenário.

"Butchered for Life" começa suave, de forma melódica, beirando aquilo que poderíamos chamar de balada, mas que na sequência, ganha peso e intensidade, trazendo um dos melhores momentos do disco! E mais uma vez, Mike se destaca! É incrível a capacidade de criar riffs sensacionais desse senhor! E o Thrash segue imperando como se fosse um soco na boca do estômago em "Tyrants of the Netherworld"! O mesmo deve ser dito de "We Breed Evil"! Que belo petardo THRASH! Já "Fatal Flight 17", Schmier conta uma história pessoal, além de fazer uma homenagem á um de seus heróis, o grande Gary Moore. "Ratcher" traz uma verdadeira aula de bateria, onde Randy Balck mostra como peso, técnica, velocidade e entrega À música devem ser empregados dentro de uma composição. O encerramento vem com a faixa bônus "Hellbound" cover do Tygers of Pan Tang, um dos grandes expoentes da NWOBHM e que ficou, apesar de manter a essência da composição, com a cara do Destruction!

BORN TO PERISH é o 14° álbum de estúdio do grupo e mostra que por mais que as modas ditem as tendências do mercado, o verdadeiro THRASH METAL segue seu caminho, firme e forte, sem se render aos preceitos impostos pelo mercado. E muito disso se deve ao DESTRUCTION! THRASH RULES!

SERGIOMAR MENEZES







Nenhum comentário:

Postar um comentário