Se existisse um dicionário que definisse os estilos musicais, não há dúvidas que ao procurarmos o verbete HARDCORE encontraríamos como seu significado o AGNOSTIC FRONT. Não há o que se discutir a respeito, pois não existe uma banda no mundo que represente o estilo com a mais absoluta propriedade do que ela. Como definir essa instituição do HC formada em 1980? Lenda? Ícone? Afinal, estamos falando de uma banda que não apenas definiu os parâmetros do estilo como também exerceu e ainda exerce forte influência dentro do Heavy Metal, uma vez que o Crossover traz muito das características do quinteto novaiorquino. E como já dizia aquele batido e velho ditado, "quem foi rei nunca perde a majestade", GET LOUD, mais recente trabalho do grupo chega por aqui através da Shinigami Records/Nuclear Blast para provar esta teoria.
Liderada pela dupla Roger Miret (vocal) e Vinnie Stigma (guitarra), acompanhados do baixista Mike Gallo, do guitarrista Craig Silverman e do baterista Pokey Mo, a banda chega ao seu décimo segundo trabalho de estúdio esbanjando vitalidade, e o mais importante, trazendo consigo aquela sua pegada típica, qual seja violenta e agressiva, mas ao mesmo tempo técnica. É inegável que esse quinteto possui vasto conhecimento de causa quando o assunto é Hardcore.
E, como se ainda fosse preciso, o grupo inicia com os dois pés na porta, com a pedrada de abertura Spray Painted Walls. O timbre de Roger Miret continua o mesmo, e apesar da idade, mantém sua originalidade. Stigma, por sua vez, mantém seus riffs com aquela pegada violenta, trazendo sua habitual agressividade em cada nota tocada, numa perfeita junção entre velocidade e peso. Anti-Social é mais uma aula, com pouco mais de um minuto de pura fúria HC. Já a faixa título, mais cadenciada, deixa exposta a versatilidade dos músicos. é bom lembrar que faixas com essa característica sempre se fizeram presentes nos trabalhos do quinteto.
O lado mais crossover aparece em Conquer and Divide, e consegue, num trabalho bastante homogêneo, ser um dos destaques. I Remember traz as guitarras usando um pouco mais de melodia, algo que o Bad Religion sempre soube fazer muito bem. As guitarras também são o destaque de Af Stomp, outro grande momento do álbum com seus riffs pesados e rasgados.Cabe destacar ainda faixas como Urban Decay, com uma pegada mais punk, a porrada Hardcore direta e visceral Isolated, o peso contido em In My Blood, além de Attention, Pull the Trigger e Devasted. Ou seja, um álbum para ser ouvido do início ao fim, tendo o cuidado de que não existe nenhum móvel por perto, pois o risco de acontecer algum acidente é grande...
Por mais que modas venham e vão, o AGNOSTIC FRONT sempre foi fiel ao seu estilo,permanecendo com sua qualidade e dignidade intactas. GET LOUD prova mais uma vez que, enquanto algumas porcarias inomináveis sejam chamadas de Hardcore pela grande mídia, quem realmente entende do assunto desbanca qualquer onda passageira!
Sergiomar Menezes
Nenhum comentário:
Postar um comentário