quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

MODULLO ROCK - RECOMEÇO

 


Existem bandas que lançam seus álbuns buscando o reconhecimento, seja da mídia, seja da imprensa, seja do público. E, sejamos sinceros, se alguém que busca o sucesso profissional não fizer isso, é melhor ficar na garagem e não se arriscar. Mas também existem os casos de bandas que resolvem lançar seus trabalhos apenas para fechar/iniciar um ciclo. E RECOMEÇO, EP lançado pelo grupo MODULLO ROCK segue por esse caminho. Muito mais do que um trabalho voltado ao mercado musical, o CD traz consigo uma carga emocional forte, e além disso, composições que foram criadas ao longo de quase dez anos. Ou seja, estamos diante de um registro histórico!

Formada por Kriz Shadows (vocal), Lucas “Alba” Queiroz (guitarra), Filipe “Bass” Fonseca (baixo) e Alysson Martini (bateria), a banda apresenta 8 faixas, sendo duas delas versões para rádio. Gravado, mixado e masterizado pelo guitarrista Lucas no Ahead Records em Porto Alegre, o CD mostra um abanda com uma gama de influências bastante extensa, passando pelo rock tradicional, heavy metal, hard rock, punk/HC, entre outros estilos. Isso soa homogêneo? Em um primeiro momento não, mas e necessário levar-se em conta que estamos falando de faixas compostas ao longo de dez anos e que agora viram a luz do dia para celebrar momentos que fizeram parte dessa trajetória. Não é demais lembrar que Lucas já possui uma extensa experiência, visto que já tocou em bandas como Sin Avenue (Hard Rock), Boca Braba HC (hardcore), Saints of Los Angeles (Motley Crue Cover), entre outras. E também, vale ressaltar que esse projeto veio a se concretizar devido a dedicação do guitarrista que não mediu esforços que isso de fato viesse a se materializar.

A faixa título, "Recomeço", abre o trabalho com uma guitarra direta, numa linha bem Hard/Heavy, onde a banda mostra a que veio. Optando por cantar em português, o que de certa forma pode vir a limitar a exposição do grupo (que fique claro, não há nenhum demérito nisso), isso cria uma uma identidade própria, o que é raro nos dias de hoje. "Guerreiro sem Tropa", tem uma veia mais Hard, muito mais pelos riffs de guitarra, que incorporam aquela aura mais suja e pesada do Hard 80's. Ainda assim, é nítida a influência também do Heavy Metal, aproximando a faixa daquela pegada Hard/Heavy. "Alma Condenada" traz consigo as várias influências que moldam a identidade da banda. Percebe-se aquela certa urgência e sujeira do Hardcore nas guitarras de Lucas, enquanto baixo e bateria agregam uma pegada mais pesada. O vocal de Kriz em alguns momentos se mostra mais grave, criando um clima até mesmo mais soturno. No entanto, após o poema presente na metade da faixa, a composição ganha uma vibração mais intensa e agressiva. 

"Bancar o Otário" também possui aquela vibração anos 80. Numa levada com potencial pop/rock, a faixa poderia frequentar as ondas das rádios rock, se essas ainda existissem. Apesar de ser um trabalho envolvido com sentimento, é nítida a preocupação de Lucas com cada detalhe, visto que tudo está no seu lugar. O peso comanda "Caminhos", um dos melhores momentos do EP. O vocal de Kriz, bastante peculiar, que fique registrado, foge dos timbres convencionais, dando a sonoridade do grupo uma característica forte e sombria. "Obrigado", faixa com um título auto-explicativo fecha o tracklist regular do EP, que ainda possui mais duas músicas, quais sejam, uma versão da própria "Obrigado" e também de "Alma Condenada", ambas editadas para rádio.

Como dito no início do texto, RECOMEÇO não é apenas um EP de estréia de mais um grupo de rock. É a realização de um sonho de quatro amigos que se juntaram há quase dez anos buscando criar uma banda  fazer sua própria música. E graças aos esforços de ambos, principalmente do guitarrista Lucas, esse sonho virou realidade. Que a MODULLO ROCK possa seguir adiante nessa luta pela música underground mostrando a todos que acreditar é a porta de entrada para atingir seus objetivos.  

Sergiomar Menezes




Nenhum comentário:

Postar um comentário