quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

SPADES VANDALL - THE HARDCORE 50'S

 


Quando se fala em Rock n' Roll, pelo menos pelas bandas aqui do Rio Grande do Sul, a primeira figura que vem à cabeça é a de SPADES VANDALL. Uma das maiores lendas da música pesada desse Estado, Spades nunca mede esforços para atingir seus objetivos e, nos últimos tempos, se mostra cada vez mais empenhado em entregar ao púbico trabalhos mais frequentes e com uma qualidade muito, mas muito acima da média. E se estamos falando de Rock n' Roll, nada mais justo do que o próprio Spades, acompanhado de uma banda de máximo respeito, prestar um tributo á vários clássicos dos anos 50 do estilo, resgatados de forma brilhante, direta e visceral. THE HARDCORE 50's é um trabalho que s e deixa ouvir inúmeras vezes na sequência e que peca apenas por um único motivo: ser curto demais!

Encarregado dos vocais e bateria, Spades contou com a experiência e virtuosismo do guitarrista Perÿ Rodriguez (Gueppardo) e do baixista Lee Wills, todos velhos amigos e companheiros de batalha nessa dura tarefa de levar adiante a música underground. Produzido pelo já companheiro de longa data Sebastian carsin, o álbum é um tributo mais que merecido a artistas que influenciaram toda uma geração e que, não fosse por eles, muito daquilo que amamos hoje, talvez nem tivesse acontecido. Para deixar o trabalho ainda mais especial, Spades chamou Jacques Maciel (Rosa Tattooada) e CJ Rebel Son (Sin Avenue) para dar um brilho extra a uma determinada faixa que, diga-se de passagem, é o ponto mais alto de um trabalho que prima pela qualidade e excelência em todas as faixas!

"Tutti Frutti", clássico indiscutível do mestre Little Richard, abre o álbum com os dois pés na porta, numa versão mais próxima do sleazy, sem que isso faça a faixa perder aquela aura rebelde e juvenil que só quem tem a manha sabe fazer. Logo na sequência, "Johnny B. Good", outro clássico memorável de auoria de Chuck Berry, aparece de forma mais pesada, cortesia de Perÿ, que soube imprimir sua personalidade nas faixas sem que isso afetasse a melodia original de cada uma. Spades imposta sua voz de uma forma um pouco mais limpa, deixando aquela "sujeira" habitual um pouco lado, conferindo à faixa um clima mais rocker e direto. "Something Else", originalmente gravada por um dos maiores ídolos de Spades, Eddie Cochran, ganhou guitarras mais cheias de peso, enquanto a cozinha composta por Lee Wills e Spades, deu aquela pegada mais "groove", cheia de malícia, como a composiçao original pede! Então, o grande momento do álbum: "Good Golly Miss Molly", outra faixa fantástica de Little Richard, traz a participação de Jacqques Maciel do Rosa Tattooada e CJ Rebel Son da Sin Avenue. E dizer o que do resultado? Quando lendas se juntam tem como dar errado? Óbvio que não! Um pouco mais cadenciada e com vocais carregados de intensidade, a faixa deixaria Mister Richard orgulhoso! Simplesmente fantástica!

"Come On, Let's Go!" é, ao lado da faixa anterior, outro momento espetacular! Mais pesada que a versão de Ritchie Valens (quem não lembra quem é, vai recordar do file La Bamba). Obviamente que quando faamos de Rock n' Roll, a guitarra sempre vem em primeiro plano, mas aqui ela ganha um destaque que guia o álbum de forma concisa, o que se percebe de forma mais nítida ainda em "Summertime Blues" de Alan Jackson. A bateria de Spades também merece destaque, uma vez que traz uma pegada pesada e agressiva. Elvis Presley, o Rei do Rock se faz presente em "Hound Dog", mais um momento destruidor, numa versão mais acelerada, que coloca a versão do Mötley Crüe no bolso fácil, fácil... Eddie Cochran volta a ser destaque, dessa vez com "C'mon Everybody", e é preciso dizer alguma coisa? ROCK N' ROLL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!  "That's Allright", outra homenagem ao Rei do Rock, vem acelerada, suja e visceral enquanto Little Richard fecha o trabalho. "Keep a Knockin'" encerra o álbum de forma brilhante. Uma pena ser um álbum curto demais...

THE HARDCORE 50's é muito mais do que uma homenagem aos ídolos de Spades. É sim um tributo que mostra um artista que ao reconhecer suas influências, apresenta humildade e que, pode sim, ser colocado neste rol de ídolos, pois quem conhece SPADES VANDALL sabe do que estou falando!

A propósito: será que não rola um Vol. II ??????????????

Sergiomar Menezes




Nenhum comentário:

Postar um comentário