quarta-feira, 16 de junho de 2021

GUEPPARDO - I AM THE LAW (2021)

 


GUEPPARDO - I AM THE LAW (2021)
Doctor Rock/Hurricane Records
Metal on Metal (Espanha)

Fazer Rock no Brasil não é uma tarefa fácil. Imagine fazer Hard/Heavy tendo que nadar contra a maré e matar um leão por dia para sobreviver. Esse é o caso de muitas bandas nesse país que insiste em dar voz e vez a artistas artificiais que em nada acrescentam ao nosso cenário musical. Felizmente, muitas bandas não se entregam e seguem firmes nessa difícil de batalha de se manter firmes e fortes. E a gaúcha GUEPPARDO é um desses casos. Lutando no underground desde 2007, o quarteto chega agora ao seu terceiro full lenght, o ótimo I AM THE LAW (2021), que sai pela parceria Doctor Rock/Hurricane Records e pelo selo espanhol Metal on Metal. Navegando pelo Hard/Heavy dos anos 80, mas trazendo consigo influências diversas, o grupo mostra que o Rio Grande do Sul e o Brasil estão muito bem representados nesse segmento, ainda que o reconhecimento não seja o devido...

Thiago Gutierres (vocal), Perÿ Rodriguez ((guitarra), Rafael Yadek (baixo) e Julio Sasquatt (bateria) nos trazem 09 faixas repletas de energia e de uma atmosfera que transborda, além de muito bom gosto, honestidade. Agregando à sua personalidade uma vasta gama de influências, tais como Accept, Scorpions, Dio, Dokken, Yngwie Malmsteen, entre outros, o quarteto mostra que não é preciso se render a nenhum modismo ou mesmo algo mais "moderno" para mostrar seu valor. Aliada a isso, a produção de Sebastian Carsin primou por manter as características da banda, quais sejam, peso na medida certa e uma sonoridade bastante orgânica, o que garantiu a I AM THE LAW um atrativo a mais. Ainda, a mudança de direcionamento, deixando de cantar em português e passando para o inglês, também trouxe um novo parâmetro para o grupo.

O trabalho abre com "Beyond and Far" que, logo de cara, explicita de forma direta o que a banda quer: fazer Hard/Heavy como antigamente, mas sem soar datado. As guitarras trazem uma forte influência do cenário alemão. Não à toa, o guitarrista Perÿ afirma que seu ídolo nas seis cordas é Michael Schenker. E isso fica fácil de constatar, uma vez que o guitarrista consegue passar essa influência num solo bastante inspirado. A cozinha da banda tem destaque na faixa título, pois mostra uma coesão e precisão, deixando livre o território para um riff inspirado, lembrado os bons tempos do metal. Thiago possui um timbre muito interessante e que casou bem com a proposta da banda, pois nem sempre a troca de vocalista acaba dando certo e com a Gueppardo isso não aconteceu. Dono de um alcance bem dosado, sem exageros, Thiago mostra identidade, algo raro nos dias de hoje. "Price to Pay" vem na sequencia e tem uma atmosfera mais Hard, principalmente pelos riffs de guitarra. Obviamente que o "peso" do Heavy acaba aparecendo dando uma pegada mais intensa à composição. "When I'm Gone" é uma balada dona de uma bela melodia, dotada de linhas próximas das composições do estilo na década de 80. Thiago mostra, mais uma vez, excelente desenvoltura, pois em faixas assim é que o vocalista acaba sendo mais exigido. Confesso que em alguns momentos sua voz me trouxe a lembrança o saudoso Ronnie James Dio...

O peso da guitarra comanda "Forgotten Dreams", num dos momentos em que a banda acaba por explorar sua veia oitentista de forma bem mais direta e precisa. Você deve estar pensando: Como que o cara escreve que a banda tem esse lance dos anos 80 e não soa datada? Simples: ela tem personalidade! Basta ouvir com atenção para entender o que estou falando. E a produção mais orgânica também acentua essa face do grupo. O que também pode ser apreciado em "Lights of Freedom", faixa subsequente, dotada de ótimas linhas de guitarra. Mas "Midnight City", que vem em seguida, é aquela faixa que pode ser considerada o grande destaque. A composição tem um direcionamento que parece estar totalmente voltado para o Hard Rock, mas a guitarra guia seu caminho para um lado mais Heavy Metal. Afora isso, um refrão muito bem encaixado e um solo inspirado, garantem à ela o título de melhor faixa do trabalho. "End of the Line" traz mais um ótimo momento da dupla Rafael (baixo) e Julio (bateria), que entregam à composição peso na medida certa. O solo também merece destaque, ainda mais pelo belo timbre da guitarra de Perÿ. O encerramento vem com o cover de "Don't Worry Baby" dos Beach Boys, que ganhou uma interpretação bem pessoal por parte da Gueppardo, mas que soube manter a atmosfera original da composição.

I AM THE LAW é um álbum que vem para confirmar a boa fase da GUEPPARDO. Após a mudança de formação, antes do lançamento do CD anterior ( Execução Sumária), a banda não parou de trabalhar nenhum minuto e, apesar da dificuldades, inclusive as impostas pela pandemia, volta à carga com um trabalho de excelente qualidade. Que sigam nessa direção. Os fãs da boa música agradecem!

Sergiomar Menezes







Um comentário: