ALTA TENSÃO
PORTAL DO INFERNO
Dies Irae Records - Nacional
O Metal brasileiro oitentista... Não há como não tratar cada banda, cada músico como heróis. Para os mais jovens, fica difícil imaginar uma época que os lançamentos das bandas internacionais demoravam a serem lançados no Brasil, as publicações especializadas eram raras, e no caso das bandas, os equipamentos, estúdios, técnicas de produção ainda eram precárias. Mas existia muita vontade e talento.
Junto a tudo isso, coloque uma banda que estava localizada fora do centro do país, e estava isolada na sua própria cena local, no caso na região Centro-Oeste do Brasil, mais precisamente no estado do Mato Grosso. Estamos falando do Alta Tensão.
Formada em 1981, a banda lançou seu primeiro álbum em 1985, “Metalmorfose”. Porém, ganhou reconhecimento nacional com este segundo álbum, “Portal do Inferno”, lançado em 1987. A sonoridade aqui é aquela que você pode esperar e realizado na época, com muita influência de Maiden e Priest, com letras em português, com exceção de “Sacrifice”, cantada em inglês.
O disco segue uma linha bem linear e no mesmo bom nível, porém há de se destacar a faixa “O Silêncio”, com seus mais de nove minutos de duração, um verdadeiro épico do metal nacional. A produção é meio tosca, abafada, e sem brilho, porém o Alta Tensão demonstra toda a garra que as bandas brasileiras dos anos oitenta tinham para gravar e lançar seus trabalhos, em uma época que tudo era muito difícil, e que o hi-tech que hoje em dia é comum, naquela época era coisa do desenho “Os Jetsons”. A Dies Irae relançou estre trabalho com muito capricho, encarte, livreto e mini pôster, e vale a pena conhecer este histórico lançamento.
José Henrique Godoy
Nenhum comentário:
Postar um comentário