terça-feira, 8 de outubro de 2024

EXODUS - LIVE AT DNA 2004 (OFFICIAL BOOTLEG) - (2005 - RELANÇAMENTO 2024)

 


EXODUS
LIVE AT DNA 2004 (OFFICIAL BOOTLEG)
Shinigami Records/Nuclear Blast - Nacional

Falar de EXODUS é falar de THRASH METAL. E vice versa. Não há o que se discutir, debater ou o que for. Talvez seja a banda que mais identifica e projeta o real do sentido do termo ao lado do Overkill. E em 2004, o mestre Steve "Zetro" Souza estava de volta ao grupo e assim, foi lançado "Tempo of the Damned", o álbum mais violento e desgraçado nos anos 2000. Podem comparar com outras bandas, mas a verdade é que aqui tínhamos um grupo que estava na ponta dos cascos, mesmo que muitas dessas faixas sejam sobras de estúdio, composições feitas para outras bandas, etc... E agora, com quase 20 anos de atraso (mas antes tarde do que nunca) a Shinigami Records em parceria com a Nuclear Blast, lança por aqui esse "Official Bootleg", gravado na festa de lançamento do já citado álbum, onde o próprio foi tocado praticamente na íntegra e que já rendeu lá fora, um lançamento duplo, além de muitas cópias do dvd com o show completo, onde mais músicas foram executadas. Assim, LIVE AT DNA 2004, é um registro de uma formação que respira e transpira thrash metal!

"Zetro" Souza (vocal), Gary Holt (guitarra), Rick Hunolt (guitarra), Jack Gibson (baixo) e Tom Hunting (bateria), formaram um dos line ups mais destruidores de todos os tempos, prova disso é a brutalidade  agressividade impressas em cada nota presente aqui. Embora venha numa bela embalagem digipack, o trabalho não traz encarte, informações relativas ao show, apenas o CD. E, talvez por se tratar de um "official bootleg", a qualidade sonora fica um pouco a desejar, pois soa mais crua que os ao vivo do grupo que conhecemos. Talvez por isso, essa sonoridade crua, deu ao álbum uma atmosfera crua e dinâmica, ainda que as guitarras soem abafadas em alguns momentos.

Como disse antes, essa versão lançado por aqui traz as faixas que compõem "Tempo of the Damned", exceção à "Impaler". Ou seja, temos a execução quase que completa de um dos clássicos lançados pela banda. Assim, desde o começo com "Scar Spangled Banner", onde a maior dupla de guitarristas do thrash metal mostra que ninguém criou riffs e solos tão destruidores como os "H-H", passando por outros petardos como "Blacklist" (que faixa, meus amigos... que faixa!), "Shroud of Urine", "War is My Sheppard" (outro coice violento na boca do estômago) e o final com a grandiosa faixa título, o álbum é um bom registro ao vivo, com as ressalvas já citadas.

Quem já assistiu a um show do EXODUS, sabe bem do que estou falando. E aqui, fica aquele gostinho de que poderia ter sido um pouquinho melhor, mas nem por isso, é um álbum pra passar despercebido. LIVE AT DNA 2004 é obrigatório aos fãs, principalmente por registrar ao vivo um dos melhores álbuns dos deuses do THRASH METAL!

Sergiomar Menezes




Nenhum comentário:

Postar um comentário