quinta-feira, 10 de outubro de 2024

SATAN - SONGS IN CRIMSON (2024)

 


SATAN
SONGS IN CRIMSON
Metal Blade Records - Importado

A banda britânica Satan é responsável por um dos álbuns mais cultuados da New Wave Of British Heavy Metal, o mais que clássico “Court In The Act”, lançado em 1983. De lá pra cá, entre idas e vindas, o grupo se manteve ativo e lançando álbuns que, se não chegaram nem perto do clássico trabalho citado, pelo menos não decepcionou nenhuma vez.

E segue assim, com “Songs In Crimson”, lançado agora em Setembro/2024. Impressionante que a banda foi formada em 1979 e tem apenas sete álbuns na sua discografia. Muito disso se dá por conta do excelente e lendário vocalista Brian Ross ser muito atuante também na não menos lendária banda Blitzkrieg e também alguns longos períodos “sabáticos” que a banda se deu o direito.

Desde o seu retorno em 2011 com a formação clássica, o Satan seguiu sem interrupções e nos entrega, através do selo Metal Blade, o novo trabalho. O que temos aqui é, antes de mais nada, um testemunho honesto de puro Heavy Metal.

O Já citado Brian Ross, os guitarristas Steve Ramsey e Russ Tippins, o baixista Graeme English e o baterista Sean Taylor não estão nem um pouco preocupados se irão soar datados. Ao escutar “Songs In Crimson”, temos a nítida impressão de que as composições são feitas com o coração e alma de quem realmente acredita e ama o Heavy Metal tradicional.

A sonoridade do álbum tem, propositalmente esta aura “old school” e orgânica, onde a produção se apresenta crua e não tão cristalina e “esterilizada” como podemos ver na maioria dos lançamentos atuais. Esse aspecto é mais um ponto que torna este novo trabalho do Satan muito interessante.

Destacando algumas faixas, “Frantic Zero”, a abertura, é uma ótima entrada para o álbum. A música é furiosa com ótimas alterações de andamento e com solos emocionantes. Podemos dizer que é uma faixa que é exemplo de metal tradicional.

Visível também a influência do Heavy Rock setentista em faixas como “Whore Of Babylon” e do rock progressivo em “Curse in Disguise”. Destaque total para o incrível trabalho vocal de Brian Ross, que alterna vocais hora operísticos, hora fantasmagóricos, mas sempre com categoria de um cantor que merecia muito mais reconhecimento do que tem.

A audição de “Songs in Crimson“ é extremamente prazerosa para os amantes do metal tradicional. Obviamente não vamos cometer a injustiça de compará-lo com “Court In The Act”. Mas caso você seja fã da banda e fã de uma das épocas mais prolíficas da história do Heavy Metal, vai gostar muito deste álbum. Satan is Metal!!

José Henrique Godoy




Nenhum comentário:

Postar um comentário