quarta-feira, 9 de outubro de 2024

EVERGREY - THEORIES OF EMPTINESS (2024)

 


EVERGREY
THEORIES OF EMPTINESS
Shinigami Records/ Napalm Records - Nacional

Os mestres do Metal Progressivo sueco, estão de volta, desta vez com o lançamento de “Theories Of Emptiness”, o seu décimo quarto álbum. Formado a mais de trinta anos na cidade de Gotemburgo, na Suécia, conhecida por ser a terra do Death Metal Melódico, o Evergrey sempre se caracterizou por trabalhos com composições memoráveis, onde mescla o peso, melodia, melancolia e técnica, sempre sob o comando do vocalista/guitarrista/compositor Tom S. Englund.

E “Theories of Emptiness” não foge ao formato tradicional da banda, e ele segue musicalmente onde a banda parou, no álbum antecessor de 2022, "A Heartless Portrait (The Orphean Testament)" .Fica nítido que o novo trabalho se apresenta como uma continuação do que escutamos no trabalho anterior, porém ligeiramente com menos peso.

A abertura do álbum com “Falling from the Sun” é a sequência da terceira faixa “Ominous” do álbum anterior da banda. Ele inicia o disco com um ritmo acelerado e energético e riffs robustos. Com certeza se tornará uma das preferidas dos fãs e obviamente estará na tour que a banda fará para promover o lançamento.

Outros destaques, a seguinte “MISfortune”, poderosa e melódica, mais lenta e carregada de riffs e emoção. Falando em emoção, um dos pontos altos é a faixa “Cold Dreams”, onde conta com vocais convidados de Jonas Renkse, do Katatonia, e os backing vocals femininos adicionais da filha de Tom, Salina Englund. Os vocais limpos de ambos os cantores se alternam, dando uma atmosfera extremamente sombria, ao mesmo tempo que muito bonita. Provavelmente se tornará um clássico do Evergrey.

“Our Way Through Silence” tem uma diminuída no peso, e possui uma aura quase “radiofônica” e acessível, porém sem perder a classe e categoria. Destaque para os lindos solos de guitarra apresentados nesta faixa.

O Evergrey entrega aqui um dos melhores lançamentos do ano. E veja, quem está falando isso não é um aficcionado do estilo. O grupo ensina mais uma vez com “Theories of Emptiness”, que é possível fazer Prog Metal sem ter que ser chato, e nem fazer músicas que duram uma tarde inteira. Se você tem preconceito com o estilo, procure conhecer o Evergrey, e tranquilamente você pode começar com este novo trabalho. Lançamento nacional Shinigami Records.

José Henrique Godoy




Nenhum comentário:

Postar um comentário