segunda-feira, 25 de setembro de 2023

TOSCO - AGORA É A SUA VEZ (2023)

 

TOSCO
AGORA É A SUA VEZ
Independente - Nacional

Após ouvir “Agora é a Sua Vez”, a percepção de que você tomou um voleio na nuca é totalmente eminente. As letras ácidas, o instrumental bruto fazem um combo ignorante para que ouvinte seja jogado na lona mostrando que: “A verdade dói, a verdade corrói, a verdade mostra, a verdade constrói”.

O grupo Tosco chega ao seu terceiro trabalho de estúdio mais letal, mais pesado, mais insano, com mais riffs e blast beats infernais que farão a festa de qualquer fã de música pesada. O Crossover do grupo tem influências de Slayer, Korzus, Nuclear Assault, D.R.I, Ratos de Porão e Sepultura (atual), mas engana-se quem possa pensar que são “cópias” dos heróis. Osvaldo Fernandez (Vocal), Ricardo Lima (Guitarra), Carlos Diaz (Baixo) e Paulo Mariz (Bateria) injetam doses cavalares de groove deixando claro que o passado e o presente fazem parte do “mix” sonoro, mostrando que não haverá qualquer respiro nas 12 músicas do tracklist.

A catarse destrutiva se dá o pé inicial com “Intro”, os seus 38 segundos de puro suspense são o suficiente para elevar a expectativa do ouvinte que logo já está “batendo cabeça” com as caóticas “Mais Uma Vez”, “Issaqui Não Tem Jeito”, “O Brasil é o Crime!” e “Hellvetia”. O início mostra o cotidiano e o pensamento de todo brasileiro — A corrupção, os problemas sociais, a sensação que todo político só pensa no próprio “rabo” e o caos no centro de São Paulo (e obviamente de qualquer metrópole). As 4 faixas já valeriam qualquer elogio, nota alta e obrigação de estarem em qualquer lista de melhores lançamentos de 2023.

Mas, o quarteto tinha outras boas cartas na manga. A trinca “O Monstro”, “Nada Tá Bom” e “A Verdade” são arrasas quarteirões, os vocais "gritados" e “crus” de Osvaldo dão todo um charme “desesperado” nas músicas, fazendo crescer a vontade de “quebrar tudo me chama”. A faixa “Tropa Z”, fala da invasão russa à Ucrânia, um ponto extremamente triste para mim (e para humanidade), pois minha tataravó era russa e minha bisavó ucraniana. Bem, a música em si traz consigo todo o clima causado por uma estupidez, tensão e destruição — “Nessa Maldita Guerra Muita Gente Ainda Vai Morrer”

Algo que deve ser destacado, por mais ácida que seja a letra, os refrãos são “chicletes”. Você escuta e num primeiro instante já está cantarolando por aí, aliás, facilmente você será pego berrando enquanto faz o arroz. (risos). Voltando ao tracklist, “Qualquer Ajuda”, para mim, é a mais “moderna” de todo o disco. O instrumental “mais solto” e “mais leve”, com uma letra que deixa a dica para sempre que possível ajude os mais necessitados. O encerramento fica para o maravilhoso cover da clássica “Guerreiros do Metal”, do Korzus. Com todo respeito ao Pompeu e sua turma, “a cria superou a criatura”. Uma cacetada, uma versão brutal e “na cara”.

O Tosco com “Agora é sua Vez” entra de vez hall dos grandes nomes da atualidade da cena brasileira. Uma banda que deixa de ser promessa para ser realidade com um disco brilhante e letras atemporais.

Ouça sem moderação!

William Ribas




Um comentário:

  1. Obrigado pelas palavras brother....estamos felizes que curtiu e entendeu a nossa proposta 🔥🤘🏼👊🏼🇧🇷...Osvaldo!!!!

    ResponderExcluir