quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

QUINTESSENTE - SONGS FROM CELESTIAL SPHERES (2017)

           

                          E eis que o grupo QUINTESSENTE nos apresenta seu primeiro full lenght. SONGS FROM CELESTIAL SPHERES veio cerca de um ano após o EP The Belief of the Mind Slaves e só confirma aquilo que se esperava lá atrás: trata-se de uma grande banda! Apostando em uma grande mistura de influências (o que torna quase que impossível rotular o trabalho da banda), o quinteto mostra que a  classe e bom gosto apresentados anteriormente só foi aprimorada, uma vez que os elementos do gothic, death, doom, symphonic e até mesmo do black metal ganharam maior visibilidade por aqui. Uma banda mais do que pronta a estourar de vez no cenário nacional.

                              André Carvalho (vocal), Cristiano Dias (guitarra), Luiz Fernando de Paula (baixo), Cristina Müller (teclado e vocal) e Leo Birigui (bateria) chamaram o mesmo produtor do EP, Celo Oliveira, que juntamente com a banda, produziu o trabalho. Celo também ficou encarregado da mixagem e masterização. E assim como no EP, ficaram perfeitos, uma vez que o peso e intensidade das composições do grupo receberam um toque limpo e cristalino. Difícil imaginar tal combinação? Ao escutar o álbum, você entenderá, pois ao agrupar todos os elementos e dar vida aos ótimos arranjos compostos pelo grupo, o produtor soube deixar tudo no lugar. Cabe ainda destacar a bela capa e a arte gráfica do trabalho, que ficaram sob a responsabilidade de Marcus Lorenzet.

                             The Belief of the Mind Slaves abre o álbum. Presente no EP de mesmo nome,  a faixa é uma ótima referência para entendermos a proposta musical do grupo. Guitarras bem timbradas e pesadas, contando com uma ótima base rítmica (baixo e bateria muito bem entrosados, pesados e brutais) e teclados muito bem encaixados, deixando a faixa com uma certa atmosfera melódica e sinfônica. Delirium vem na sequência e mantém o clima agressivo de antes. André consegue desenvolver seu vocal de forma bem interessante pois sua voz é versátil, navegando entre o mais brutal (gutural e rasgado) e o mais melódico (limpo), sem que isso traga algum tipo de perda à sua voz. A Sort of Reverie começa de forma sombria, até mesmo introspectiva, com linhas voltadas para o doom metal, algo que ganha maior intensidade com as linhas de teclado criadas por Cristina Müller, que também responde por algumas partes vocais que contrastam com a voz mais agressiva de André. My Last Oath tem um ótimo trabalho de guitarra que recebe um "amparo" muito bem construído pelo teclado. Essente traz uma bela melodia, enquanto André e Cristina interpretam suas partes de forma perfeita, alternado suas vozes e criando um contraste digno de nota.

                   Eyes of Forgiveness traz novamente o peso ao álbum, com uma boa dose de agressividade, o que é praticamente uma marca registrada do grupo, que consegue equilibrar de forma bem eloqüente. Na sequência, L'Etrenitá Offerto mostra o lado mais metal tradicional do grupo, que em alguns momentos traz aquela bateria marcada, alinhado com riffs próximos até mesmo do bandas como o White Zombie fizeram. Pode parecer estranho em um primeiro momento, mas funcionou na estrutura da faixa. Unleash Them tem elementos mais "comerciais", se é que podemos dizer assim, pois a faixa se aproxima do pop eletrônico, mesclando uma atmosfera gótica em sua execução. Talvez, a faixa mais "diferente" do álbum, mas nem por isso, de menor qualidade. Reflections of Reason traz novamente a mistura entre o peso e a agressividade com ótimas linhas melódicas, enquanto Matronae Gaia, que fez parte do EP Lonely Seas of Dreamer, lançado anteriormente pelo grupo, mas com uma roupagem mais atual.

                              SONGS FROM CELESTIAL SPHERES mostra que o QUINTESSENTE é um grupo pronto. A além disso, tem um grande potencial para muito em breve, colocar seu nome no rol das grandes bandas nacionais. Ótimas composições, produção primorosa e apresentação gráfica de primeira linha fazem deste primeiro full lenght do grupo, um dos grandes lançamentos deste ano!





                   Sergiomar Menezes


            

Nenhum comentário:

Postar um comentário