segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

GUILHERME COSTA - LIGHT OF REVELATIONS (2019)



Como é bom ouvir um álbum de guitarrista que, apesar da técnica apurada, decide usá-la a favor da música, deixando seu talento falar mais alto. E, diga-se de passagem, hoje em dia, isso é algo bastante raro. Felizmente, LIGHT OF REVELATIONS, primeiro full lenght do guitarrista mineiro GUILHERME COSTA enquadra-se nessa categoria. Amparado por composições fortes e bem estruturadas, o trabalho mostra que aquilo que o guitarrista havia apresentado em seu EP "The King's Last Speech" (2017) era apenas uma amostra da capacidade técnica e criativa do músico. Com uma produção que soube valorizar as composições em suas estruturas, o álbum vai agradar em cheio os fãs da boa música, seja no Hard Rock, Heavy Metal, Power Metal, ou em qualquer outra vertente do estilo.

O trabalho foi produzido pela dupla Gus Monsanto (ex-Adagio, Human Fortress) e Celo Oliveira. Gus também participou do álbum emprestando sua voz à algumas faixas, dando um brilho extra, vez que o vocalista possui um timbre bem peculiar, que passeia com sucesso entre o Hard e o Heavy,. enquanto Celo gravou os baixos do álbum. LIGHT OF REVELATIONS não se prende à limites durante sua execução, uma vez que GUILHERME COSTA apresenta versatilidade em sua maneira de tocar guitarra, o que faz do disco um trabalho agradável de se ouvir. Até mesmo as faixas instrumentais, que na maioria das vezes, servem para que os músicos tenham delírios ególatras, se deixam levar unicamente pela musicalidade, provando mais uma vez que a música fala mais alto!

"Fight Against Myself" abre o CD e conta com os vocais de Gus Monsanto, e posso afirmar sem medo de errar, que é o grande momento do álbum. com uma sonoridade baseada no grunge, a música é muito mas que isso, pois temos uma levada hard/heavy em sua execução, ainda mais acentuada pelos vocais de Gus. Pesada na medida certa, a composição baseia-se em uma pessoa que trata de um conflito interno devido as suas próprias cobranças. O belo solo de Guilherme complementa a música de forma precisa. "Bloody Wars" é uma faixa instrumental que traz consigo um lado mais power metal, lembrando um pouco os trabalhos de Joe Satriani. Lembrando que Guilherme  diz ter como influência nomes como David Gilmour, Marty Friedman e Steve Lukather. A balada "Inside My Mind" traz elementos do blues e do fusion, remetendo ao trabalho solo de Ritchie Kotzen, o que é algo digno de elogios. "Rising Star" traz os vocais de Jeferson Gonçalves nos versos e de Gus Monsanto nas pontes e refrãos. Com uma pegada poprock anos 90, a faixa traz uma letra inspirada no que aconteceu com o cachorro que foi espancado pelo segurança de um supermercado e nos leva à reflexão de como está nossa convivência com os animais. 

"The Sound of Hope" é influenciada pelo hard rock dos anos 70 e 80 e traz como fonte de inspiração nomes como Paul Gilbert, Slash, Joe Perry, John Sykes e Marty Friedman, enquanto que "An Invitation to the Soul" é um belo tema acústico tocado ao violão. A faixa título também conta com a participação de Gus Monsanto nos vocais e traz uma linha totalmente Power Metal, voltada ao melódico, muito próxima daquilo que bandas como Stratovarius, Angra (fase Edu Falaschi) e Sonata Arctica têm feito. Gus esbanja categoria, mostrando-se um excelente vocalista, enquanto Guilherme, novamente, apresenta versatilidade, viajando por diversos estilos sem precisar de muito esforço. "Homeland" encerra o álbum mostrando uma faceta totalmente inesperada, pois traz inspiração na música brasileira, em especial o baião (do mestre Luiz Gonzaga) e incorpora em determinadas passagens uma pegada mais pesada, quase Thrash.

O álbum traz ainda, como bônus, as três faixas presentes em "The King's Last Speech": "Come Out and Play", com aquela boa e velha influência de Satriani, "The Beggining of a Journey", uma balada bem estruturada e a faixa-título, mais voltada ao hard/power metal. Nessas três faixas, a produção fica um pouco aquém da que é apresentada nas faixas regulares do trabalho, algo normal, visto que se trata de trabalhos independentes.

LIGHT OF REVELATIONS é um belo trabalho, mostrando que GUILHERME COSTA, muito antes de ser um guitarrista, é um músico, no sentido literal da palavra, vez que coloca sempre a música e o sentimento à frente da técnica. Se prosseguir nessa direção, sua guitarra será muito conhecida mundo à fora...

SERGIOMAR MENEZES



Nenhum comentário:

Postar um comentário