sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

JAVALI - LIFE IS A SONG (EP) (2019)


Muitas vezes nos deparamos, seja nas redes sociais, seja na mídia impressa, ou até mesmo em um bate papo com amigos, com declarações de que o rock feito no Brasil está mal, que não existem boas bandas, que o mercado está saturado e etc... Mas eu posso afirmar com a mais absoluta convicção que, se você compartilha dessa opinião, ou você não sabe o que é rock, ou está ouvindo as bandas erradas. Pois é impossível concordar com tal afirmação ao ouvir o trabalho do JAVALI, e por consequência, seu mais recente trabalho. Músicos extremamente técnicos e de raro talento, músicas compostas com conhecimento de causa e ótima produção fazem do EP "LIFE IS A SONG" um belo exemplo de como o rock praticado no Brasil é de excelente nível, mas não obtém o merecido reconhecimento...

Marcelo Frizzo (vocal e baixo), Jaeder Menossi (guitarra) e Loks Rasmussen (bateria) definem com perfeição a denominação "power trio". O grupo, que anteriormente chamava-se POP JAVALI, decidiu retirar o POP do nome e gravou este novo trabalho no Atmosphera Studios sob o comando de Ed Junior. A produção, no entanto, ficou sob a responsabilidade do próprio grupo, de André Costa e Thiago Bianchi, vocalista do Noturnall, este último, também responsável pela masterização e mixagem do EP. E podemos afirmar que tudo ficou no seu lugar, com o grupo mostrando uma maior personalidade, fugindo daquele estigma (errôneo, diga-se) de que sua sonoridade era muito próxima do Dr. Sin. Muito disso por causa das produções anteriores que foram realizadas pelos irmãos Busic. Acontece que o JAVALI sempre teve identidade própria, e isso restou claro neste ótimo CD que conta com 06 faixas regulares e mais uma bônus track.

"Runaway" abre o trabalho com uma pegada mais próxima do Hard, sem esquecer do peso (dentro da proposta do grupo). Bem estruturada, a composição traz um refrão de fácil assimilação, mostrando que não é necessário abusar da técnica para obter um resultado de ótimo nível. Falar da excelência dos músicos é chover no molhado, mas o que o guitarrista Jaeder está tocando, não é brincadeira... Preste atenção no solo e me diga se estou errado. Na sequência, "Empty Promises" traz um pouco mais de peso, muito dele proporcionado pela cozinha de Loks e Marcelo, que demonstram um entrosamento perfeito. Com uma levada mais moderna e um tanto quanto alternativa, a faixa se destaca também pelos riffs de Jaeder. "Singing Along" é uma "quase" balada, onde a guitarra segue como guia, deixando a bela melodia da composição totalmente livre para mostrar o lado mais "pop" do grupo.

"Child's Frustration" é outro momento pesado do trabalho. Por falar em peso, isso já era claro quando o grupo lançou o ao vivo "Live in Amsterdam" e isso acaba por refletir na hora das composições. Acredito que ao vivo o grupo deve soar ainda mais pesado. Um ponto que merece citação é o vocal de Marcelo que apesar de manter uma linha bastante melódica, em alguns momentos da faixa arrisca um gutural sem fazer feio! Em seguida "Cruel Past" é um mistura entre o Hard e o Heavy, onde o trio esbanja categoria, ainda mais na parte heavy da composição, onde o peso ganha doses maiores, destacando a performance da dupla Marcelo e Loks. "Dancing in the Fire" encerra a parte regular do EP, em outro momento Hard/Heavy de extremo bom gosto. Como bônus, temos a faixa "Read My Mind", que havia sido lançada em 2018. Mais "suja", a composição é um dos grandes destaques do ótimo trabalho.

LIFE IS A SONG é um trabalho que tem apenas um defeito a s er considerado: tratar-se  de um EP. O grupo merece muito mais destaque no cenário nacional. Não á toa, o JAVALI já possui reconhecimento lá fora, principalmente na Europa. Sendo assim, corra atrás e descubra os trabalhos anteriores da banda. Ou você vai continuar com aquela opinião furada lá do início do texto...

SERGIOMAR MENEZES 



Nenhum comentário:

Postar um comentário