sexta-feira, 28 de maio de 2021

UNLEASH THE ARCHERS - ABYSS (2020)

 



UNLEASH THE ARCHERS - ABYSS (2020)
Napalm Records

O quarteto canadense UNLEASH THE ARCHERS volta á carga menos de um ano após seu EP de covers (Explorers, 2019). Em seu quinto full length, ABYSS, a banda aposta em um trabalho conceitual, composto por 10 faixas e que segue os passos do trabalho anterior ao EP, intitulado Apex, de 2017. Com uma sonoridade que alia o power metal mais acelerado ao estilo que consagrou nomes como Iron Maiden e Judas Priest, o grupo mostra desenvoltura e personalidade, algo bastante raro nos dias atuais. E um dos diferenciais é a vocalista Brittney Slayes, que foge daquelas características líricas e eruditas exageradas que muitas vezes acompanham as vocalistas deste segmento. Uma voz suave, mas ao mesmo tempo firme e imposta com precisão, fazem dela um dos destaques do trabalho.

A já citada Brittney ganha a companhia de Scott Buchanan, baterista e que formou a banda, ao lado da vocalista em 2007, além dos guitarristas Grant Truesdell e Andrew Kingsley. Contando mais uma vez com a produção do lendário Jacob Hansen, do Hansen Studios na Dinamarca, o trabalho deixa explícita a técnica e versatilidade do quarteto ao incorporar sintetizadores em determinados momentos, principalmente nas baladas. Considerado pela própria banda como seu mais forte e intenso trabalhos desde seu início, o álbum mostra que os 13 anos de carreira foram bem assimilados pelo grupo, que soube trabalhar detalhes peculiares em sua sonoridade, sendo um tanto quanto difícil encaixá-los em algum estilo definido.

ABYSS é um trabalho bastante regular, mas podemos citar alguns destaques durante sua audição. "Waking Dream" tem uma bonita melodia, suave e ganha um maior brilho com a interpretação de Brittney. a faixa título é um power metal vigoroso, com um belo trabalho de guitarras e que resgata, de certa forma, os bons tempos do metal melódico do início dos anos 2000. Ainda que seja mais forte e pesada. Assim como "Through Stars", mas esta, por sua vez, é mais cadenciada e apresenta traços mais atuais em sua linha de composição. "Legacy" é outro bom momento, mas possui um acento mais comercial, principalmente em seu refrão, enquanto "Soulbond" traz uma levada mais acelerada e conta com vocais guturais em determinadas passagens, que criam uma atmosfera mais densa e pesada da mesma forma que "The Wind That Shapes the Land", que apesar dessas características, é bem próxima do metal tradicional.  

Sem precisar provar nada à ninguém, mas ao mesmo tempo, mostrando que tem personalidade e identidade, o UNLEASH THE ARCHERS revela, através de ABYSS, um grupo maduro, consistente e bastante inteligente, ao não deixar se levar por modismos ou qualquer coisa do gênero. Num mundo onde copiar os outros virou rotina, isso faz toda a diferença!

Sergiomar Menezes




Nenhum comentário:

Postar um comentário