segunda-feira, 17 de maio de 2021

PAUL STANLEY - UMA VIDA SEM MÁSCARAS

 


Stanley Bert Einsen. Um nome que, talvez, passe despercebido para muitos. Mas se falarmos PAUL STANLEY? Alguma dúvida? Obviamente que todo ser humano que habita esse planeta sabe que estamos falando do maior frontman da história do Rock. STARCHILD, a icônica figura à frente do KISS, tem sua autobiografia lançada por aqui através da Editora Belas Letras, que vem trazendo aos brasileiros importantes trabalhos nessa área. UMA VIDA SEM MÁSCARAS é um título mais do que apropriado para o livro, uma vez que nosso herói conta detalhes de sua vida, desde a infância até os dias atuais, mostrando, muitas vezes, que por trás do "filho da estrela", existe um ser humano com defeitos (muitos), mas determinado a chegar ao topo, apesar de todas as dificuldades impostas pela vida e, porque não dizer, por ele mesmo.

O livro é dividido em seis partes que se subdividem em capítulos. Narrado de forma bastante sincera, o texto expõe de forma simples e objetiva tudo o que de mais importante aconteceu na vida de Paul. Muitos comentam que o livro é dono de uma autoindulgência, mas eu não percebi dessa forma. Como narrar os fatos que aconteceram na sua vida, seus problemas internos, vitórias e derrotas sem expressar o seu sentimento? Mas Paul consegue expressar tudo de forma direta, sem enrolações ou fantasias, o que acaba por, de certa forma, desmistificar um pouco da aura "invencível" que o rodeia.

Uma infância difícil, que apesar das dificuldades financeiras enfrentadas pela família, sofreu também o impacto de uma deformidade física que acabou influenciando diretamente a forma de condução da sua vida. Stanley não tem vergonha de expôr o quanto isso o incomodava. O relacionamento interno com sua família, com colegas de escola, o primeiro contato com o Rock n' Roll, a vontade de tocar, de ser "alguém". As primeiras bandas, os relacionamentos... um início conturbado e, para muitos, o suficiente para desistir. Mas não para PAUL STANLEY.

Repassando a carreira, temos o encontro com Gene Simmons, os primeiros momentos com o Wicked Lester, A procura por um baterista e um guitarrista para a formação da maior banda de todos os tempos (ou no conceito dele, a banda que eles queriam ver ao vivo), os primeiros álbuns, a presença marcante  definitiva de Bill Aucoin, a consagração com ALIVE!, a fama, glória e suas consequências. O início dos problemas internos na banda, o que para muitos, assim como eu, revela uma certa decepção (mas isso é algo bem pessoal), e tudo mais que envolveu a consagração do KISS nos anos 70.

Mas como nem tudo foram flores nessa trajetória, a troca de integrantes, a necessidade de buscar algo inovador para reinventar-se, aliados aos problemas pessoais com as quais Paul teve que lidar, mostram que por trás daquela maquiagem, existia uma pessoa cheia de conflitos internos e externos mas que, ao subir no palco, deixava tudo para trás e entregava ao público aquilo que aquela famosa voz anunciava antes da banda entregar no palco: A BANDA MAIS QUENTE DO MUNDO!


O livro e muito ais do que a vida de Stanley no KISS. Como já citado, os problemas familiares, no casamento, na relação com os outros integrantes (em todas as fases) são expostos de forma forte, sem concessões. Se houve uma "modificada" pela visão dele, nunca saberemos. Eu prefiro acreditar no que está escrito, pois a essa altura, não há nenhuma necessidade disso, não é mesmo?

Sem querer dar spoilers, mas alguns momentos da biografia acabam ganhando maior destaque, como o momento em que Stanley, trabalhando como taxista deixa um grupo de pessoas no Madison Square Garden em um show do Elvis Presley e diz "Um dia, estarei aqui e as pessoas tomarão um táxi para me ver". Quatro anos depois, Lá estava o Starchild tocando para uma multidão de pessoas... Impossível também não se emocionar com a despedida a Bill Aucoin, que segundo o próprio Paul, transformou o kiss naquilo que ele se tornou. Mostra o ser humano sensível, principalmente depois de tudo que aconteceu nessa relação empresário/banda.

UMA VIDA SEM MÁSCARAS é um livro que deve ser lido não apenas pelos fãs da banda, mas por todo aquele que tem interesse em saber sobre a vida de um Rock Star. PAUL STANLEY revela seu lado humano, passível de erros, problemas, mas incansável na busca de melhorar, de alcançar seus objetivos. Muitos dizem que alguns heróis não usam máscara. O meu tem uma estrela no olho...

Sergiomar Menezes




Nenhum comentário:

Postar um comentário