sexta-feira, 28 de maio de 2021

SACRIFICED - BEYOND THE GATES (EP) - (2021)

 


SACRIFICED - BEYOND THE GATES (EP) (2021)
Independente

Três anos após o excelente "Enranged", o quinteto SACRIFICED retorna com um EP que vem para manter o bom nome do grupo em evidência. Bom nome esse que foi conquistado devido ao incansável trabalho da banda e, obviamente, pela qualidade acima da média da banda mineira. Apesar de todos os percalços e dificuldades impostas pela pandemia que estamos vivendo, o grupo se mostra ativo e nos entrega em BEYOND THE GATES, seis faixas, sendo uma delas um regravação, onde apresenta aquilo que estamos acostumados a ouvir quando o nome do quinteto está associado.

Kell Reis (vocal), Diego Oliveira (guitarra e vocal), Sérgio Barbieri (guitarra), Gabriel Fernando (baixo) e Tiago Vitek (bateria) apresentam uma sonoridade bastante peculiar, mesclando elementos de Thrash Metal, Heavy Metal Tradicional,Power Metal e  Progressive Metal. Em um primeiro momento, pode parecer uma salada, mas o quinteto sabe explorar muito bem cada vertente moldando seu próprio estilo. É preciso dizer que a produção, mixagem e masterização do EP ficaram sob a responsabilidade do guitarrista Diego. A vocalista Kell Reis merece um destaque, uma vez que usa sua voz com muita sabedoria, sem exageros, cantando de forma simples e com técnica mais apurada quando necessário. O trabalho dos guitarristas Diego e Sérgio também precisa ser citado, pois tem uma pegada bastante atual, sem perder a veia metal tradicional inserida dentro da gama de referências do grupo.

"Silence is the Omen" abre o EP com um peso absurdo (em se tratando da sonoridade do grupo). Com uma pegada moderna, lembrando em alguns momentos o Arch Enemy, a faixa é um belo exemplo do que foi citado no parágrafo anterior. Há diversos elementos "espalhados" pela faixa, mostrando a versatilidade do grupo. Enquanto Kell deixa à mostra sua capacidade vocal, passeando com desenvoltura entre a voz limpa e em outros momentos mais rasgada, a cozinha composta por Gabriel e Tiago sentam a mão sem piedade. E por falar em peso, a fixa seguinte, "Vertigo" também carrega essa mesma atmosfera, mas com uma levada mais cadenciada, que, lá pela metade da faixa, ganha uma quebradeira digna de nota. "Say My Name", lançada anteriormente em um lyric vídeo, vem na sequência para manter o peso e agressividade em alta. E cabe um pequeno comentário aqui: a banda ficou mais pesada ao ouvirmos "Enranged", seu trabalho anterior. 

"Contemplating Black" traz um clima mais denso em alguns momentos, como o próprio título entrega. E pelas palavras do guitarrista Diego e do baixista Gabriel, não tinha como ser diferente, uma vez que o início do trabalho se deu antes da pandemia, mas precisou ser adaptado durante ela para sua conclusão. E isso acabou por influenciar o EP. Isso fica ainda mais explícito em "Those Things That Make Me Bleed", uma faixa arrastada, pesada, introspectiva e intensa. No encerramento, "Streets of Fear" uma regravação dos tempos em que a banda se chamava Sacriffice. Mais acelerada, a faixa é um daqueles "metalzão" pra quebrar tudo em show e mostrar a face mais metal tradicional do quinteto. Claro que agora, com uma pegada bem mais atual.

BEYOND THE GATES é um trabalho cercado de uma atmosfera pesada e intensa. Volto a repetir, aqui o SACRIFICED está mais pesado do que nunca, mostrando uma variação muito interessante dentro das composições. Ponto mais que positivo para o grupo que não se limita ao lugar comum buscando inovar mantendo sua identidade. Mais uma vez, um ótimo trabalho.

Sergiomar Menezes







Nenhum comentário:

Postar um comentário