quarta-feira, 12 de maio de 2021

MY DYING BRIDE - THE GHOST OF ORION (2020)



Com a segurança de quem se dedica ao Doom Metal há mais de 30 anos, os britânicos e pioneiros do MY DYING BRIDE entregaram no início de 2020 o seu décimo quarto álbum de estúdio, THE GHOST OF ORION.  O novo disco é marcado por ser o primeiro pela Nuclear Blast, no Brasil ele saiu pela competente Shinigami Records — “Feel The Misery” lançado em 2015 findou a parceria de longa data entre a banda e a poderosa Peaceville Records. Nesse ínterim foi lançada a terceira parte da coletânea “Meisterwerk” e o box set “A Harvest Of Dread”.

Maduro e coeso, embora pouco ousado em relação a seus pares Paradise Lost e Anathema, o My Dying Bride pouco experimentou ao longo de sua carreira, sendo “34.788%… Complete”, lançado em 1998 o trabalho que mais foge a sua própria essência, o que de forma alguma o torna ruim. Os anteriores e sucessores ora são tomados por definitivos no cenário que eles próprios ajudaram a criar, no caso o Death/Doom Metal; ora como trabalhos de transição e soma, quando Gothic Metal passa a ter mais espaço e acentuação na sonoridade dos mesmos. De todo modo, qualidade jamais faltou à banda.

Produzido por Mark Mynett (Damnation's Hammer, Godthrymm, Rotting Christ) e embalado numa arte lindíssima de Eliran Kantor (Incantation, Fleshgod Apocalypse, Testament, Helloween), o disco possui 08 faixas que compartilham de pouco mais de 56 minutos e nelas ouvimos todas as características tão marcantes que forjaram e bem definem a personalidade musical do MDB — as letras enigmáticas e poéticas de Aaron Stainthorpe, os riffs, melodias e harmonias de guitarra sempre elegantes e sentimentais, a base rítmica bem composta e desenvolvida, variada quando assim o humor da composição dita, e claro, as linhas de violino. Sobre a produção, ela é nitida, cristalina e volumosa — sobra a estrutura do disco, é válido afirmar que “The Ghost Of Orion” é sofisticado e melancólico como todo bom trabalho da banda, ele é bem menos complexo que seu antecessor, ainda melodioso e denso, mas sem tantos contrastes como tinha o supracitado “Feel The Misery”.

Sobre as composições e destaques: “Your Broken Shore”, “To Outlive The Gods” e “Tired Of Tears” formam a trinca de abertura de um trabalho que se dilata a medida em que o ouvimos e apreciamos, e sim, todos os elementos e texturas tão bem explorados pela banda estão nelas. Os demais temas se guardam a apresentar vestígios umas das outras, sem perder o folego de qualidade, mas mantendo a postura rígida e o tom severo do album. Algumas vezes amargo como em “The Long Black Land” e “The Old Earth” e noutras mais sereno e divagante — poético-musical, como exposto em “The Solace” (abrilhantada por linhas tristes e imersivas de guitarra e pela bela voz de Lindy-Fay Hellada, da banda norueguesa de Folk, Wardruna) e no derradeiro tema, a instrumental, “Your Woven Shore”.

Um álbum digno de figurar entre os grandes registros dos britânicos, que envelhecem bem e com consciência de sua importância no cenário Doom e Heavy Metal na totalidade. My Dying Bride é sinônimo de música feita tendo as emoções como ingrediente principal, na ciência do sentir e na arte como um bem imortal, “The Ghost Of Orion” é mais um primoroso capítulo acrescido à discografia da banda que, não satisfeita, ainda lançou mais uma meia página em novembro, o ep “Macabre Cabaret”. Longa vida aos mercadores da miséria.

Fábio Miloch




Nenhum comentário:

Postar um comentário