quinta-feira, 25 de novembro de 2021

CAUBÓI DO INFERNO - VIDA E MORTE DE DIMEBAG DARRELL (2021)

 


CAUBÓI DO INFERNO - VIDA E MORTE DE DIMEBAG DARRELL
Zac Crain
Tradução:
Marcelo Vieira
Editora: Estética Torta

Dimebag Darrell. Um dos guitarristas que viraram o cenário do Heavy Metal de cabeça para baixo, não apenas com sua técnica, mas por seu jeito "maluco" e amigável de viver a vida. E os brasileiro têm a oportunidade de conhecer a história deste músico incrível através da Editora Estética Torta, que vem lançando no mercado muitos títulos imperdíveis. CAUBÓI DO INFERNO - VIDA E MORTE DE DIMEBAG DARRELL, tem uma edição luxuosa, com capa dura e marca página com a ilustração da capa e foi traduzido por Marcelo Vieira, o que é garantia de uma leitura fácil e sem "burocracia". Não apenas um relato sobre a vida de Dimebag, o livro traz histórias contadas por amigos próximos, músicos, produtores, jornalistas, entre outras pessoas que viveram as mais variadas situações com o guitarrista que faz, e muita, falta nos dias de hoje...

Muito bem escrito e com riqueza de detalhes, o livro começa falando sobre o fatídico dia em que Dimebag veio a ser assassinado, voltando no tempo desde os primórdios, contando sobre a infância do guitarrista, filho de Jarry Abbott, compositor, produtor e multiinstrumentista, com uma forte ligação com a música country, e Carolyn Abbot, uma mãe amorosa que sempre apoiou os filhos, incondicionalmente. Cria do Texas, Dimebag cresceu envolto à música country, mas desde cedo teve, dentro de si, despertada a paixão pelo rock por ninguém menos que o VAN HALEN. E essa paixão iniciou em 1º de julho de 1978, quando assistiu pela primeira vez ao show da banda no Texxas Jam.

Mas havia um outro ídolo, o qual mudou o rumo da vida do saudoso guitarrista: ACE FREHLEY. A paixão pelo Kiss e seu eterno Spaceman ficaram marcadas na vida de Dime até seus últimos momentos. Quem viveu os anos dourados do Pantera, sabe do que estou falando. E essa relação entre fã e ídolo também fez com que Dimebag fosse, com seus fãs, um dos caras mais gente boa do mundo do rock. Não são poucas as histórias de bebedeiras homéricas patrocinadas pelo guitarrista junto aos seus admiradores. Se havia diversão, impossível imaginá-la sem a presença dele.

O livro traz os relatos da infância e adolescência de DarrelL Lance Abbott e de seu irmão Vincent Paul Abbott, mais conhecido por Vinnie Paul, e revelando que, se alguma banda se interessasse por um dos irmãos, teria que levar o pacote fechado, o que se mostrou algo bem interessante ao longo da carreira de ambos, principalmente quando da criação do Pantera. E um dos pontos interessantes do livro é essa narração, desde os primórdios do grupo, passando pela fase "glam", com o vocalista Terry Glaze até a entrada de Phil Anselmo e a mudança de rumo musical tomada pelo grupo. Mudança essa que fez com que o Pantera se tornasse um dos maiores nomes do metal mundial e Dimebag fosse reconhecido com um dos grandes guitarristas de sua geração.

Além disso, muitas curiosidades envolvendo a carreira do Pantera são contadas aqui. Metal Blade e Brain Slagel, Kerry King, entre outras histórias acabam por enriquecer ainda mais a leitura.

Mas, nem tudo era flores dentro da banda e isso é relatado sem cerimônias durante a leitura, principalmente a relação entre Phil e o restante do grupo, principalmente com os irmãos Abbott. Se no início tudo corria da melhor maneira possível, o sucesso e o uso demasiado de drogas acabou afastando os integrantes até o momento da separação, que conforme narrado no livro, nunca aconteceu de forma realmente de forma presencial. Os momentos gloriosos estão presentes no livro, mas também aqueles mais tristes também estão e nos mostram que muitas cicatrizes não fecharam e provavelmente nunca fecharão...

O livro também fala sobre a formação do DamagePlan, nova banda dos Abbott, que era uma espécie de continuação do que o Pantera fazia, mas com um olhar mais sombrio sobre o mundo. Apesar da ótima qualidade e ainda, contando com o nome de Dimebag e Vinnie Paul, o grupo se viu obrigado a voltar aos circuitos de pequenos clubes, o que para o guitarrista não fazia diferença nenhuma, pois o que realmente importava era estar no palco, divertindo o público e se divertindo fazendo sua música. Mas, infelizmente, no dia 08 de dezembro de 2004, no placo do Alrosa Villa, 24 anos após a morte de John Lennon, também assassinado por um "fã", a jornada de um dos mais brilhantes guitarristas que o rock/metal já tiveram, chegou ao fim. Em cima do palco, Dimebag foi assassinado com tiros à queima roupa, sem a menor chance de se defender...

CAUBÓI DO INFERNO - VIDA E MORTE DE DIMEBAG DARRELL é um livro que nos mostra, principalmente, que a vida está aí para ser vivida, seja ela do jeito que se apresentar. E como diriam os irmãos antes de entrar no palco:
- VAN HALEN?
- VAN HALEN, PORRA! 

Sergiomar Menezes







Nenhum comentário:

Postar um comentário