sexta-feira, 26 de novembro de 2021

DARK ASYLUM - DEEP IN THE MADNESS (EP) (2021)

 


Dark Asylum - Deep in the Madness - EP (2021)
True Metal Records - Nac.

Antes de mais nada, preciso dizer o quanto é bom receber o material de uma banda que se preocupa em ser profissional. Óbvio que a música é mais importante, mas tem muita banda que não tá nem aí pra cuidar de sua imagem, do release, do trabalho em si e, o que é pior, depois vem cobrar da gente uma resenha com foto atualizada, informações sobre a formação que mudou, entre outras coisas. E isso não é raro. Felizmente, a DARK ASYLUM não se enquadra nesse conceito. Além de uma música de qualidade, o quarteto gaúcho mostra profissionalismo ao apresentar um material completo, seja através de sua assessoria, seja pelas próprias mãos da banda, que enviou pelo correio o CD, com um press release completo, deixando claro que ser underground não significa ser desleixado. DEEP IN THE MADNESS, EP lançado em 2021 traz uma banda entrosada e com uma sonoridade forte e direta.

A banda foi criada em 2003 pelo seu líder e fundador Aparício "Dark" Neto (vocal) e hoje é completada por William "The Axe Murderer" Leite (guitarra), Ângelo "Angel of Death" Gobbi (guitarra) e John "Doomslayer" Xavier (baixo). Fica o registro que a banda nunca teve um baterista fixo e apesar do início promissor, fazendo muitos shows pelo underground gaúcho, encerrou suas atividades em 2008, mesmo após gravar dois Eps, com a participação do baterista Everson Krentz (ex-Distraught, ex- Sacrário). Mas 13 anos após, Aparício "Dark" Neto decidiu que era hora de reativar a "loucura" e colocar o Dark Asylum de volta no cenário. E assim, resolveu lançar os trabalhos já gravados e reabrir as portas para um futuro promissor que espera pelo grupo. Com a arte do talentoso designer Günther Natusch e lançado pela True Metal Records, do lendário Flávio Soares (Leviaethan), DEEP IN THE MADNESS chega para colocar o pescoço dos bangers à prova!

Após a intro Brainwash, temos Final Link, uma pedrada no ouvido, trazendo um mixto de Thrash Metal, Heavy Tradicional e vocais que variam do limpo ao mais rasgado de forma simples. Os riffs mantém uma característica daquele thrash anos 80, aliados a cozinha que deixa o peso correr solto. Por ser uma faixa mais cadenciada e com certa dose de groove, ela deixa escancarada a capacidade d a banda em soar pesada. Cabe ressaltar que a banda era formada à época da gravação do EP por Leonardo "Babyface" e Vilmar "The Teacher" Gusbeti (guiatrras) e Jonas "Devil Son" Torres (baixo). A faixa seguinte, Factory of Fools, mantém essa pegada, mais cadenciada e carregada de peso e aqui percebe-se que a produção poderia ter dado uma caprichada maior nas guitarras, que ainda que bem timbradas, por vezes acabam se sobressaindo em demasia. Não que isso cause algum demérito, mas daria um "punch" extra ao grupo.

Feel the Heat é outro momento que guarda essa proximidade com o Thrash, naquele estilo "correria", perfeito para as rodas de mosh nos shows, que segundo relatos de quem já os presenciou, eram insanos e viscerais. O trabalho se encerra com Highest Force, com velocidade, peso e muita disposição em fazer valer cada segundo de execução da composição. 

DEEP IN THE MADNESS é um trabalho que traz de volta uma banda que merece, e muito, um destaque maior no cenário. Afinal, não é sempre que temos a oportunidade de ver um grupo que sabe onde quer chegar, como chegar e que demonstra um profissionalismo raro hoje em dia. E isso conta muito a seu favor. Deixe a loucura do DARK ASYLUM te transportar para o mundo do metal!

Sergiomar Menezes





Nenhum comentário:

Postar um comentário