sábado, 27 de novembro de 2021

MALVADA - A NOITE VAI FERVER (2021)

 


Malvada - A Noite Vai Ferver (2021)
Shinigami Records - Nacional

Formada em São Paulo no início de 2020, a MALVADA é uma banda formada por mulheres que decidiram mostrar que o Rock precisa, e muito de sangue novo. E A NOITE VAI FERVER, álbum lançado agora em 2021 pela Shinigami Records, prova que, além de sangue novo, o grupo traz consigo talento e garra suficientes pra sacudir o cenário, que diga-se de passagem, mostra-se num marasmo poucas vezes visto antes. Ainda que durante algum tempo tenhamos reclamado que o rock nacional não apresentava nada de novo, pelo menos tínhamos algumas bandas que, por mais comerciais que fossem, ainda conseguiam representar o estilo. Ainda bem que essas quatro mulheres resolveram mostrar que as coisas podem mudar. Cantado em português, mas com uma gama de influências que vão do Hard ao Pop, o trabalho tem tudo para agradar aos apreciadores da boa música.

Angel Sberse (vocal, participante do The Voice Brasil 2020, na Rede Globo), Bruna Tsuruda (guitarra), Ma Langer (baixo) e Juliana Salgado (bateria) entraram no Studio Pub, em Santo André (SP), sob o comando de Nobru Bueno, que também produziu o álbum ao lado de Tiago Claro, e registraram nove faixas que mostram classe e bom gosto, seja nas composições, seja nos arranjos. Cabe ressaltar o talento e performance de Angel que possui um timbre próprio, indo com facilidade do mais suave ao mais visceral sem esforço. Ainda, a cozinha da banda mostra entrosamento, pois impõe peso nos momentos certos, enquanto a guitarra ganha seu espaço com riffs bem timbrados e de fácil assimilação. Se em alguns momentos o grupo acaba soando mais comercial, qual o problema? Música boa é música boa, toque ela no rádio (como se ainda acontecesse isso...) ou não...

A faixa título abre o álbum com uma pegada pop/rock, mas que ganha peso durante sua execução. Angel coloca uma dose extra de agressividade em alguns momentos, dando à composição uma vibe mais rocker do que pop. Na sequência, Prioridades, traz uma melodia simples, com linhas de baixo e bateria (Ma Langer e Juliana Salgado, respectivamente) bem trabalhadas, uma vez que a faixa tem um andamento mais cadenciado. Angel, mais uma vez, mostra versatilidade numa linha vocal interessante. Bruna Tsuruda, por sua vez, apresenta um solo bem construído, melódico e certeiro. Quem Vai Saber é um momento mais calmo, suave até. Traz belas passagens e mostra a capacidade criativa do grupo, deixando as guitarras mais pesada de lado, deixando o feeling fluir, o que se percebe no belo solo de guitarra presente aqui. A veia pop/rock retorna com Pecado Capital, com destaque pra levada de baixo/bateria.

Ao Mesmo Tempo, inicia com a bela voz de Angel, que canta de forma mais suave, onde Bruna brilha de forma precisa durante a execução da faixa (escute e você entenderá o que quero dizer). A veia rocker volta  aparecer com força em O Que Te Faz Bem?, numa levada blues n' roll, com vocais cheios de malícia e potencializados por uma performance segura de Angel. Já Disso Que Eu Gosto tem aquela pegada com uma certa dose de suingue (me trouxe a mente Por Que que a Gente é Assim do "saudoso" Barão Vermelho), enquanto que Mais Um Gole tem uma  cara anos 70, principalmente pelos timbres da guitarra de Bruna e pelos vocais rasgados, perfeitos em sua função de carregar de emoção a composição. O trabalho se encerra com Cada Escolha Uma Renúncia, faixa que segue a linha das anteriores, com passagens cheias de garra e energia, com mudanças de andamento que criam uma atmosfera pesada para a composição.

A NOITE VAI FERVER apresenta uma banda talentosa e disposta a encarar um mercado que busca alternativas, já que o cenário não mostra muitas perspectivas de originalidade ou, pelo menos, bom gosto. A MALVADA tem essa oportunidade. Afinal, o cartão de visitas cria essa expectativa. 

Sergiomar Menezes




Nenhum comentário:

Postar um comentário