RAINBOW IN THE DARK - A AUTOBIOGRAFIA
Ronnie James Dio com Mick Wall e Wendy Dio
Editora Estética Torta
Ronnie James Dio com Mick Wall e Wendy Dio
Editora Estética Torta
O que dizer sobre RONNIE JAMES DIO que ainda não foi dito? Que ele foi o maior vocalista da história do Heavy Metal? Que influenciou e influencia milhares de músicos até os dias de hoje? Que deixou milhões de fãs órfãos de sua arte e talento com sua morte ocorrida de forma triste e precoce em 2010? Tudo isso e muito mais ainda é pouco para expressar a importância desse baixinho gigante que nos deu o privilégio de compartilhar sua obra conosco. Mas, sempre fica algo para trás, ou reformulando, ficava. Pois a Estética Torta, mais uma vez, nos brinda com um trabalho primoroso que revela a história dessa lenda contada por ele e que contou com o complemento de Mick Wall (um dos maiores biógrafos do rock) e de Wendy Dio (a dedicada esposa de Ronnie). RAINBOW IN THE DARK - A AUTOBIOGRAFIA, como já citado, é um trabalho muito bonito, pois vem com pôster, marca página, capa dura e pintura lateral, tudo para deixar ainda mais interessante o conteúdo que valeria cada centavo nele investido.
RAINBOW IN THE DARK não foi escrito "totalmente" por DIO, uma vez que a maldita doença que o acometeu acabou por impedir que o próprio finalizasse esse desejo antigo que ele possuía. Mas, dono de um espírito forte e vibrante, começou a fazer anotações e deixá-las com sua esposa, para quem sabem em um futuro, se ele mesmo não o fizesse, adaptá-las e publicá-las. Assim foi feito, com a ajuda de Mick Wall, um amigo de longa data do casal, desde os tempos do grandioso Heaven and Hell do Black Sabbath. Mas não vou aqui me apegar a esses detalhes que não interferem em nada no conteúdo da obra. O que realmente importa é a história do maior de todos, daquele que conseguia com um simples gesto, imortalizado por ele, representar tudo aquilo que o Heavy Metal representa e sempre representará!
O livro conta a trajetória de Ronnie até o ano de 1986, no momento em que ele era o headliner em uma apresentação no Madison Square Garden, onde curiosamente, o livro começa e termina. E este é um ponto bastante interessante da obra, pois mostra que a vida do nosso saudoso DIO foi uma eterna luta para alcançar seus objetivos. Se muitas vezes, nós mesmos acabamos por assistir um artista no palco e não nos damos conta de quão árdua foi a jornada até aquele momento, Ronnie nos mostra que, ao menos nos idos tempos, isso era bastante comum.
Muitas história e curiosidades, daquelas que muitos de nós nem fazemos ideia encontram-se aqui. Desde as aventuras do pequeno Ronald James Padavona e seu primeiro contato com a música, passando pelos amigos de infância, sua relações familiares e tudo mais que envolveu esse período muito importante para a formação musical e pessoal de Ronnie. O início na música com seus amigos, tocando em clubes e bailes, a sempre preocupante vida na estrada (que merece uma atenção especial por parte do leitor), o motivo que o levou ao microfone pela primeira vez (ah... as ironias do destino...) e até mesmo o motivo que o levou a adotar o nome artístico DIO, e o que isso acabou por implicar no seu início de carreira, bem como muitos e muitos anos depois, já consagrado e casado com Wendy.
O livro também nos conta sobre as relações interpessoais do vocalista e seus momentos de animosidade com muitos parceiros musicais, em especial Ritchie Blackmore. Ainda que amigos, a relação entre eles, que no início era boa, acabou se deteriorando, mesmo com o sucesso do Rainbow. Na mesma seara, temos a passagem que levou Ronnie ao posto de vocalista do Black Sabbtah, trazendo novamente, uma relação produtiva mas de certa forma tensa entre o vocalista e o mestre dos riffs Tony Iommi.
Um dos pontos mais interessantes do livro é a história por trás do símbolo eternizado por DIO e que virou sinônimo de Heavy Metal por todo o planeta: O Sinal do Diabo, ou, Mano Cornuta como originalmente tal símbolo era conhecido. E sim, a história tem relação com a avó de Ronnie como muitos já sabiam, mas com uma nova e curiosa revelação.
Já a carreira solo de Ronnie ganha um destaque maior, afinal, é sobre a vida do vocalista que o livro nos conta. E podemos dizer que, se essa carreira solo foi vitoriosa, também trouxe muitos espinhos que nem sempre foram fáceis de serem retirados. Novamente, as relações interpessoais acabaram por trazer problemas internos ao grupo (sim, apesar de levar o nome do vocalista, ele próprio afirma que eles eram, sim, uma banda), muitos deles solucionados com a ajuda da eterna companheira de DIO, sua esposa Wendy. E aqui cabe uma constatação: muito daquilo que fez com que Ronnie se tornasse o que se tornou, teve a participação e apoio de Wendy. Parceira incansável, ela deu suporte em todos os momentos, mostrando que estava ao lado dele em todos os momentos.
RAINBOW IN THE DARK - A AUTOBIOGRAFIA é um item mais do que obrigatório para todo fã de Heavy Metal. Afinal, estamos falando da história do maior nome, símbolo, lenda, vocalista, ou chame como você quiser, do estilo em questão. Uma das vozes mais poderosas e talentosas de todos os tempos. E a ESTÉTICA TORTA merece todo o respeito e agradecimentos por nos proporcionar o acesso a esse trabalho primoroso!
Who blind your eyes then steal your dreams"
(Heaven and Hell, Black Sabbath)
Sergiomar Menezes
Nenhum comentário:
Postar um comentário