sexta-feira, 4 de agosto de 2023

COGUMELO 40 ANOS - CATÁLOGO (2023)

 


COGUMELO 40 ANOS
CATÁLOGO
João Eduardo e Pat Pereira

São 40 anos dedicados à música. 40 anos dedicados ao Heavy Metal em todos seus subgêneros. 40 anos mostrando ao mundo que o Brasil foi, é e sempre será um dos mais importantes países criadores do estilo que tanto amamos. Mas muito mais que isso, são 40 anos de uma vida dedicada à divulgação da cultura e da arte. Essa é a COGUMELO RECORDS, uma loja, uma gravadora e além de tudo, um marco na história do metal brasileiro. Fale a verdade: é difícil alguém que se diz headbanger nesse país não ter em sua coleção, no mínimo, umas cinco obras lançadas por ela. Sepultura, Overdose, Sarcófago, Mutilator, Chakal, Witchhammer, Holocausto, The Mist... A lista é grande. E para comemorar essa data tão marcante e significativa, chega ao mercado o CATÁLOGO COGUMELO 40 ANOS, um livro que resgata a história da mais importante gravadora do Brasil!

Foi em Minas Gerais, mais precisamente em Belo Horizonte, que tudo começou. João Eduardo e Pat Pereira (numa analogia minha, o John e Marsha Zazula Brasileiros), criaram a loja de discos que pouco tempo depois se transformou em gravadora. De lá pra cá, muita coisa mudou, seja em termos sociais, econômicos, musicais... mas a chama e a paixão pela música continuam firmes. E todas essas mudanças e transformações podem ser acompanhadas pelo livro que traz depoimentos do João e da Pat fazendo referência a cada momento vivido pelos dois à frente da Cogumelo.

Iniciando pelos anos 80 e todas as dificuldades existentes no Brasil, tanto para compra e venda de discos, mas principalmente, para gravar (lembre-se que estamos falando de um período em que comprar um instrumento de qualidade era algo raro, bem como conseguir material das bandas de fora), onde muitas vezes (ou quase todas), os produtores não conheciam a banda ou o tipo de som que cada uma delas fazia. Ainda assim, um período rico e fértil, que mostrou ao mundo que o nosso país, ainda que sem grande repercussão midiática, era capaz de produzir bandas de grande qualidade. Segundo o próprio João, os anos 80 foram anos de glória, pois o Heavy Metal estava em alta, fazendo com que as bandas e a própria Cogumelo se estabelecessem no cenário com força e destaque.

Nos anos 90, houve uma queda considerável na venda de discos e também uma, digamos assim, abertura da gravadora com relação a outros estilos, lançando e produzindo bandas como Pato Fu, Chemako, De Falla, entre outras, mas sem perder sua aura de independência e vanguarda. Ainda que o leque da gravadora tenha se expandido, foi um período em que bandas clássicas lançaram álbuns que entraram para a história. O que dizer de "Circus of Death" do Overdose? Ou então "Sexual Carnage" do Sextrash? "Disturbing the Noise" do Attomica? "Mirror My Mirror" do Witchhamer? "The Laws of Scourge" do Sarcófago? "The Hangman Tree" do The Mist? E tem gente que diz que os anos 90 foram a década perdida...

O início do novo milênio veio cercado de incertezas mercadológicas. Se por um lado o aceso às banda s e seus trabalhos ficaram mais fáceis, por outro, a chegada da internet trouxe preocupação, tendo em vista a rapidez e facilidade com que se conseguia material pelas net. No entanto, a Cogumelo seguiu firme, mostrando postura e mantendo-se como baluarte do pioneirismo e dedicação, continuando a lançar grupos novos e clássicos, continuando seu incessante trabalho. E tudo isso pode ser visto com detalhes neste catálogo, rico em imagens e que se torna um item ainda mais obrigatório por trazer um DVD com o show de lançamento do Split "Bestial Devastation/Século XX" do Sepultura e Overdose, ocorrido no Esporte Clube Ginático no dia 19 de abril de 1984, tendo a abertura do Mutilator. Ainda que as imagens sejam precárias, sem muitos recursos, é um show que mostra toda a paixão e garra das bandas naquele período e, muito mais do que isso, do público presente, levando em consideração todo o contexto do momento vivido á época.

Só posso deixar aqui, em meu nome e de toda a equipe do REBEL ROCK, meus parabéns à COGUMELO RECORDS, nas figuras do João e da Pat por nunca terem desistido, apesar de todas as dificuldades e perrengues por quais passaram, de levantar a bandeira do metal e da cultura, sem esmorecer. Longa vida à Cogumelo. E nunca esqueçam: ENQUANTO AQUELA ESTRELA BRILHAR NO AZUL DO CÉU, O HEAVY NUNCA VAI PARAR DE ROLAR!

Sergiomar Menezes






2 comentários:

  1. Muito bom! Vou ver se pego o meu com o Cláudio David pra ganhar uma dedicatória dele.

    ResponderExcluir
  2. Uma dica pro Walcir da Woodstock: Que DEMAIS seria se fosse feito algo nos mesmos moldes por eles, hein? O brinde do "catálogo da Woodstock ", poderia ser aquele DVD do documentário da loja.

    ResponderExcluir