THE VINTAGE CARAVAN
Abertura: WOLFTRUCKER
12/08/2023
Gravador Pub - Porto Alegre RS
Abertura: WOLFTRUCKER
12/08/2023
Gravador Pub - Porto Alegre RS
Texto: José Henrique Godoy
Fotos: Wolftrucker (José Henrique Godoy)
The Vintage Caravan (Uillian Vargas)
Fotos: Wolftrucker (José Henrique Godoy)
The Vintage Caravan (Uillian Vargas)
Já não é de hoje que o movimento “Retrô-Rock” invadiu o cenário musical mundial, em vários estilos e o cenário da música pesada não ficou de fora dessa invasão. Dentro deste nicho, uma das melhores bandas sem dúvida nenhuma é o The Vintage Caravan, trio da Islândia formado por Óskar Logi Ágústsson (guitarra e vocal), Alexander Örn Númason (baixo) e Stefán Ari Stefánsson (bateria). E nesta segunda visita dos islandeses à capital gaúcha, o local escolhido foi o já tradicional Gravador Pub.
Abrindo a noite, o quarteto gaúcho Wolftrucker tomou o palco as 19h10, com seu som pesado e direto, mostrando um misto de Hard e Stoner Rock, com muito peso e qualidade. A banda, que está para completar 10 anos de estrada, demonstra total domínio do palco, e músicas como “Rock 'Till You Die”, “Faith In Hell”, “Let Them Burn” e a novíssima “Thunderbolt”, cantadas pelos presentes fãs da banda. Agradaram totalmente os presentes que estavam tendo contado pela primeira vez com a Wolftrucker. Sem dúvida uma excelente banda do underground que merece muita atenção e um futuro próspero.
Pontualmente as 20h30, o power trio islandês subia ao palco para desfilar, por aproximadamente 90 minutos, seu hard rock baseado nos anos 70. Seja na sonoridade como no visual, o The Vintage Caravan evoca a época que os dinossauros (do rock) caminhavam pela Terra. Logo nos primeiros instantes do show, fica visível o sensacional entrosamento e a técnica intrincada dos 3 músicos.
“Whispers “ e “ Crystallized” iniciaram o espetacular setlist, e desde o inicio, o guitarrista Óskar nos faz reviver os melhores momentos de monstros do instrumento, como David Gilmour em momentos mais calmos, ou Paul Kossof e Uli Jon Roth (este uma influência que salta aos olhos do espectador) nos momentos mais rápidos e virtuosos. O baixista Alexander é um monstro no seu instrumento, se dando ao luxo de solos inspirados, sem perder a consistência. O baterista Stefán é praticamente um clone do mestre Bill Ward, seja na forma de tocar, seja no visual. Se quiser tirar a dúvida, dê uma checada nas fotos da matéria, inclusive a camisa com estrelas, que Ward usava no início dos anos 70.
Além da técnica e energia, o The Vintage Caravan demonstra incrível entusiasmo no palco e simpatia com o público, seja ao convidar a plateia para dançar, seja ao brincar com “All Star” do Smash Mouth (a música do Shrek) ou quando Óskar perguntou se gostávamos de Cannibal Corpse. Ao ouvir boa parte do excelente público presente (casa lotada) responder afirmativamente, eles executaram a introdução da clássica “Hammer Smashed Face” com total intimidade com a música.
Retornando ao setlist próprio do grupo, podemos destacar as poderosas “Innerverse”, “Forgotten”, “Reset”, “Babylon” e “Crazy Horses” que não estava programada, e foi executada a pedidos e especialmente para Porto Alegre, como anunciado por Óskar. A já clássica “On The Run” teve no seu transcorrer o solo de “The Final Countdown” do Europe, bem como um solo de bateria preciso de Stefán. “Expand Your Mind” e “Midnight Meditation” finalizaram o excelente show do The Vintage Caravan. Após o show os 3 músicos desceram do palco para socializar com os presentes, esbanjando simpatia e atendendo a todos que quiseram fotos e autógrafos.
O saldo final foi uma excelente noite de rock. E quem ainda insiste em dizer que o Rock N' Roll está morto, não deve ainda ter presenciado um show do The Vintage Caravan. Agradecimento especial a Ablaze Produções pelo credenciamento e ao Gravador Pub pela recepção de sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário