sexta-feira, 18 de setembro de 2020

ACE FREHLEY - ORIGINS - VOL.2


ACE FREHLEY. Não é novidade pra ninguém que para este que vos escreve, o guitarrista é sim um dos responsáveis pelo Kiss ter se tornado o que se tornou. Obviamente, Ace não é o mais técnico e virtuoso homem das seis cordas que já passou pela banda. Mas o feeling, a atitude o o espírito do Rock n' Roll sempre falaram mais alto quando o único e verdadeiro Spaceman empunhava a guitarra da banda mais quente do mundo. Dito isso, chegou o momento de analisarmos a segunda parte das homenagens prestadas pelo guitarrista à seus ídolos na música. ORIGINS VOL. 2 vem quatro anos após o primeiro volume e da mesma forma, mostra um Ace Frehley solto, até mesmo despojado em alguns momentos. E o melhor de tudo, comprova aquilo que todos que conhecem seu trabalho já sabiam: Tudo aquilo que sempre ouvimos na sua guitarra vem da mesma escola, qual seja, o rock clássico!!

Recheado de convidados (assim como no Vol.1), o álbum traz 11 faixas e mais um bônus track. Mais encorpado que a primeira parte, o trabalho traz as participações de Bruce Kullick (ex-Kiss), Lita Ford, John 5 (Rob Zombie, Marilyn Manson, David Lee Roth) e Robin Zander (Cheap Trick), o que só vem a abrilhantar ainda mais o resultado final. A capa, or sua vez, também merece um capítulo `aparte. Se no Vol. 1, ela trazia Nova Iorque ao fundo, com as guitarras suspensas durante o dia, dessa vez temos a mesma Nova Iorque, só que agora à noite, tendo todos os trajes espe(a)ciais que Ace vestiu durante sua trajetória no Kiss. E ainda, temos uma espécie de "ace-sinal" refletindo, como se estivéssemos chamando o Spaceman para nos ajudar a resgatar a essência doverdadeiro Rock n' Roll. Simplesmente genial!

"Good Times, Bad Times" do Led Zeppelin, abre o álbum com uma interpretação inspirada de Ace nos vocais, e mostra quanto também o quanto Jimmy Page influenciou sua forma de tocar. Sem inventar nada de diferente, a faixa seguiu a mesma linha da original, mantendo aquele groove característico. "Never in my Life", do Mountain, traz outra boa performance de Ace nos vocais. E apesar dos excessos durante sua carreira, a voz do guitarrista permanece com seu timbre, ainda que com o passar do tempo, tenha ocorrido aquele desgaste natural. Um solo fiel ao original, mas com a pegada típica do Ás do Espaço, surge durante a execução. "Space Truckin'" do Deep Purple, que também foi lançada como single e vídeo, antecede um dos momentos mais divertidos e rockers do álbum: "I'm Down" dos Beatles (também regravada pelo Aerosmith) ficou com uma roupagem mais "cheia", com as guitarras de John 5 ditando o ritmo, num clima festivo e com a "marca" Ace Frehley no solo. Sem dúvidas, um dos pontos altos do CD.

E os Rolling Stones surgem aqui numa inspirada versão de "Jumpin' Jack Flash", que traz os vocais de Lita Ford. Mais encorpada, a faixa mantém a pegada rock n' roll da original, mas incorpora uma dose um pouco maior de peso, além da atmosfera Hard proporcionada pela voz de Lita. Já "Politician", originalmente gravada pelo Cream, traz novamente a participação de John 5. E o interessante aqui é que tanto John quanto Ace fizeram o solo, ou seja, dobraram o mesmo, o que segundo o próprio Frehley já havia sido feito pelo trio inglês na versão original, onde Eric Clapton havia gravado o mesmo solo duas vezes, sobrepondo um sobre o outro. "Lola", faixa do Kinks, é outro bom momento, que antecede "30 Days in the Hole", do Humble Pie, traz os vocais de Robin Zander. Tudo porque Ace se achou incapaz de cantar próximo do Stevie Marriot fazia na versão original. O resultado disso? Um dos melhores momentos de todo o trabalho!

O mestre maior da aguitarra, Jimi Hendrix foi lembrado com "Manic Depression" que conta com a participação mais do que especial de Bruce Kullick. Não é preciso dizer que o resultado ficou sensacional, afinal , estamos falando daquele que foi o melhor "substituto" de Ace no Kiss, não é mesmo. Nada melhor do que dois excepcionais guitarristas para homenagear o maior de todos! Pra encerrar temos "Kicks" de Paul Revere and the Raiders e "We Gotta Get Out of This Place" do The Animals. Mas o verdadeiro final vem com a faixa bônus:: "She", originalmente gravada pelo... Ah vocês sabem!

ORIGINS VOL. 2 é levemente superior à primeira parte, ainda que nesta última, tenha acontecido a fantástica participação de Paul Stanley. Muito mais do que apenas prestar uma homenagem à seus ídolos, ACE FREHLEY continua mostrando que ainda é um verdadeiro rocker, no melhor sentido da palavra. Agora, nos resta esperar pelo próximo álbum de inéditas que, segundo o próprio guitarrista já está em fase final de gravação.

Sergiomar Menezes









 





Nenhum comentário:

Postar um comentário