INSANE DRIVER - SILICON FORTRESS (2021)
Independente - Nacional
Independente - Nacional
Muitas bandas lançam seu primeiro álbum e na maioria das vezes, criam uma ótima expectativa com relação ao seu futuro. Infelizmente, algumas delas acabam por não confirmar tal situação. Mas, por outro lado, algumas bandas não só confirmas essa expectativa como a superam, mostrando que aquele início promissor não era uma mera casualidade. E esse é o caso da INSANE DRIVER. Se no álbum de estreia, que levava o nome da banda, o grupo mostrava talento e muita garra, em SILICON FORTRESS, seu segundo e mais recente trabalho, o quinteto nos entrega uma excelente mistura de heavy metal tradicional e metal moderno, agregando momentos mais alternativos, com passagens pelo metal core, além de incorporar de vez a figura do prog metal, ainda que esse aparece de forma mais sutil, não tão explícito.
Composta por Eder Franco (vocal), Dan Bigal (guitarra/backing vocal), Dave Martins (guitarra), Cesar Castro (baixo/backing vocal) e Wagner Neute (bateria e teclados), a INSANE DRIVER apresenta 11 faixas repletas de peso, melodia e qualidade técnica. Ainda que esse último quesito não seja algo preponderante em uma banda, cabe ressaltar que este fator é, para as composições do grupo, de grande valia, pois alia o feeling da composição à técnica na hora da estruturação dos arranjos. Produzido, mixado e masterizado por Danilo Pozzani, SILICON FORTRESS traz uma produção limpa, mas pesada e muito bem ajustada, deixando todos os instrumentos "separados", o que deixa ainda mais interessante a audição do trabalho.
"Back to 1994" abre o play com uma bela introdução e que nos prepara para a segunda faixa, a pesada e intensa "Faceless Demons". Com uma pegada bem atual, a música traz um ótimo trabalho de guitarras e com uma interpretação de Eder Franco digna de elogios, vez que sua voz possui um timbre único. Dan e Dave mostram um belo entrosamento enquanto a cozinha composta por Cesar e Wagner (baixo e bateria, respectivamente) se encarregam de fornecer o peso suficiente para o alto nível da faixa. Peso esse que parece ganhar mais intensidade em "Keep Away", onde os backing vocals merecem destaque. As mudanças de andamento favorecem a execução, trazendo essa dose extra de energia. Por sua vez, a faixa título mantém a pegada intensa, e traz passagens onde podemos notar que o prog metal incorporado pelo grupo se encaixou muito bem nas linhas apresentadas. Se torna até difícil rotular a sonoridade da banda, o que no meu entendimento, é muito bom, pois livra o quinteto de limites dentro de sua criatividade. "Age of Lies" começa bem "metalzona", mas ganha linhas melódicas que alternam entre momentos mais pesados, mostrando a versatilidade do grupo.
"Insane Driver" pesada e rápida apresenta traços de metal mais moderno, com uma pegada bem atual, sem se prender a nenhum tipo de amarra. Mais uma vez, destaque para as guitarras que trazem influências de vários estilos, criando uma atmosfera bastante pessoal. "Desperate Prayer" Carrega consigo uma aura mais sombria e densa, num clima mais pesado. Já "Ghosts" tem um clima de power ballad, com uma melodia bastante criativa e interessante, com destaque para o belo solo de guitarra, muito bem encaixado na execução da composição. "Imaginated Realities" traz um mix de metal tradicional e moderno, alternando linhas vocais mais fortes enquanto "Invisible Chains" cria uma variação entre peso e melodia, que representa muito bem a personalidade e identidade da banda. O encerramento vem com "Distant Hearts", essa sim uma balada com todos as características de uma composição do tipo.
SILICON FORTRESS é um excelente trabalho, mostrando que o INSANE DRIVER merece uma melhor colocação dentro do cenário da música pesada brasileira. Vocais potentes, guitarras pesadas e em sintonia e uma cozinha que estrutura bases cheias de peso e intensidade fazem do grupo não mais algo que se tem uma expectativa, mas sim, uma banda que confirma sua excelência dentro do estilo. Que sigam esse caminho nos presenteando com trabalhos de altíssimo nível!
Sergiomar Menezes
Nenhum comentário:
Postar um comentário