terça-feira, 19 de julho de 2022

SAMSUNG BEST OF BLUES AND ROCK - THE JOE PERRY PROJECT - POA/RS




SAMSUNG BEST OF BLUES AND ROCK - THE JOE PERRY PROJECT - POA/RS
Local: Parque Farroupilha (Redenção) - POA/RS
Data: 15/07/2022
Abertura:
Ian, o Cara do Metal
Yohan Kisser e banda
Texto e fotos: José Henrique Godoy

Final de tarde/ inicio de noite de sexta-feira em Porto Alegre. O local é o Parque Farroupilha, também conhecido como Redenção, que em um dos seus contornos tem a movimentadíssima Avenida Oswaldo Aranha, reduto roqueiro dos anos 80 e 90 na capital gaúcha. Para os que são “ jovens há mais tempo”, acima de 45 anos, o cenário remetia há 30 e poucos anos ,onde havia o encontro de rockers, punks, hippies, e assemelhados, para tomar cerveja, encontrar com os amigos e ouvir boa música.

Mas nem nos sonhos mais loucos naquela época, seria possível  imaginar um show gratuito de um dos guitarristas mais icônicos da história do hard rock, no meio do parque. Mas os tempos são outros, e há menos de um mês do evento, foi anunciado mais uma edição do Samsung Best Of Blues and Rock aqui em Porto Alegre, dessa vez com o grande Joe Perry, que voltou a capital gaúcha, dessa vez sem sua banda principal, mas sim com o seu Project.

O Samsung Best of Blues And Rock já contou, em outras edições  no RS, com nomes como Zakk Wylde, Tom Morello, Richie Sambora e John 5. Para completar o evento deste ano, tivemos também o fenômeno do TIK TOK Ian, "o ocaradometal” e   Yohan Kisser, filho do Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura. Devido ao trânsito intenso do final da tarde de Porto Alegre, complicado ainda mais pelo mal tempo das horas anteriores, acabei me atrasando e não assistindo ao  “Caradometal” e banda, chegando segundos antes do inicio da apresentação de Yohan.

Para quem espera que que o trabalho de Yohan Kisser, seja semelhante ao que faz o seu pai no Sepultura, vai se enganar e pode até decepcionar-se, obviamente. O que temos é uma mescla de música clássica, jazz,erudito e rock, passando por releituras instrumentais dos mais variados artistas, que foram de Moraes Moreira a Rush, passando por  Jimi Hendrix, Frank Zappa, entre outros. Acompanhado de excelentes músicos, Yohan fez uma apresentação muito boa e que prendeu a atenção dos presentes, durante um set de 40 minutos aproximadamente. Ao final, Yohan dedicou a apresentação a sua mãe, Patrícia Perissinoto Kisser, infelizmente falecida há duas semanas, O público em bom número, poderia ter sido bem maior, não fosse a semana chuvosa que insistiu em permanecer em Porto Alegre, dando uma trégua apenas para a realização do festival..

Por volta das 21 horas, sobe ao palco sobe ao palco Mr. Perry  em pessoa e empunhando uma clássica Les Paul, acompanhado de uma super banda, composta por  Gary Cherone ( Vocal Extreme / Van Halen), Chris Wyse (Baixo - Ace Frehley / The Cult), Buck Johnson ( teclados - Aerosmith/Hollywood Vampires) e Jason Sutter ( Bateria – Foreigner /Cher). O inicio é um pé na porta/arrasa-quarteirão e emocionante para todo o fã de Aerosmith ( este que vos escreve incluso), uma trinca de rocks para  levantar defuntos: “Let the Music Do The Talkin ( presente também no primeiro disco do J P Project de 1980),a clássica Toys In the Attic e Walkin the Dog , a clássica canção de Rufus Thomas, coverizada e eternizada no primeiro álbum do Aerosmith.

Obviamente a figura que mais chama a atenção no palco é o Sr. Perry, com o seu tradicional visual “Bad Boy Rock n Roller”, mas cabe aqui destacar o vocalista Gary Cherone: para quem já teve o prazer de ver o Aerosmith ao vivo, é um tanto quanto estranho ver Perry e não ver Steven Tyler ao seu lado, mas Gary Cherone é um frontman incrível, estando em todas as partes do palco e cantando muito bem, e esbanjando categoria. Relembrando também, que ele já é um “jovem senhor” de 60 anos, e está em excelente forma, diferente de outros vocalistas mais populares que estão também na sua faixa etária, e não estão entregando o que seria uma performance no mesmo nível de Gary. 

Mr. Perry assume o vocal para o cover do Fleetwood Mac, “Stop Messin Around” (coverizado pelo Aero no álbum Honkin on Bobo), e resgata “My Fist Your Face” do excelente porém esquecido álbum do Aerosmith de 1985, “ Done With Mirrors”. Uma vibrante versão de instrumental da mais que clássica “Walk This Way”, e um medley de “WHole Lotta Love/Heartbreaker”, para homenagear o Led Zepellin leva o público a loucura. 

O tempo  passou voando, e chegamos a parte final com mais 3 pedradas  “Aero-Old School”, a saber: “Same Old Song and Dance”, “Rockin Train”( esta também do primeiro álbum do Joe Perry Project” e a obrigatória “ Sweet Emotion”. Aquele tradicional “ sai do palco-platéia chama-banda volta” e em poucos instantes , Joe e companhia estão no palco detonando uma furiosa versão de “Train Kept-a-Rollin”, e então a festa chega ao final.

Uma excelente apresentação do Sr. Joseph Anthony Perry  na capital do Rio Grande Do sul, cheia de classe e força , pura celebração de Rock N Roll. Uma sensação de nostalgia de um tempo que não vimos, o Aerosmith setentista, aqui no Brasil. Isso tudo num lugar fantástico e também nostálgico, para os rockeiros Porto Alegrenses. Já estamos esperando pela próxima edição do Samsung Best of Blues And Rock!









Nenhum comentário:

Postar um comentário