quarta-feira, 22 de novembro de 2023

ABBATH - 17/11/2023 - BAR OPINIÃO - PORTO ALEGRE/RS

 

ABBATH
17/11/2023
BAR OPINIÃO - PORTO ALEGRE/RS
PRODUÇÃO: ABLAZE PRODUCTIONS

Texto: José Henrique Godoy
Fotos: Uillian Vargas

Abbath é uma das figuras mais conhecidas do Metal mundial da atualidade. Seja pelos memes, seja pelos excelentes trabalhos registrados por ele, a frente do Immortal ou como artista solo, a realidade é que Abbath é um ícone. E no palco do Opinião na sexta-feira 17 de novembro de 2023, ele demonstrou isso mais uma vez.

Vale relembrar, que em 2019 Abbath tinha um show marcado para Porto Alegre, mais precisamente no dia 20 de novembro, porém após um fiasco em Buenos Aires, causado pelo excesso de consumo da “mardita cachaça”, toda a tour brasileira foi cancelada, e o norueguês ficou devendo a visita.

4 anos após, cá estamos nós no Bar Opinião. As portas foram abertas as 19:30, e já ao entrar podemos ver o belo palco pronto para a apresentação, dando conta de que a banda de abertura, Paganheart, não iria mais se apresentar, e nos foi informado que por causa dos famosos “problemas logísticos” o show da banda não seria realizado.

Pontualmente às 21h, Abbath e asseclas tomam de assalto o palco com a trinca “Acid Haze”, “Dream Cull” e “Hecate”, com o som claro e alto, com ressalva ao vocal de Abbath. Algum problema no microfone deixou o norueguês visivelmente descontente, mas logo foi resolvido. A iluminação, soturna e sombria, deixando o palco envolto em uma penumbra completa com a fumaça, dava o aspecto lúgubre que caracteriza os shows de Abbath, desde os tempos do Immortal, porém torna-se um pesadelo para os fotógrafos presentes, que tentavam registrar a performance.



A pouca interação com o público (que não era grande, e Abbath merecia mais gente) era compensada com a execução precisa e em grande nível de músicas como “Ashes to the Damned” e “Dream Reaver”. Os músicos que acompanham o norueguês, simplesmente criaram uma parede sonora, grandiosa e obscura, digno do que se espera de uma apresentação deste lendário personagem do metal. Músicas do Immortal não poderiam deixar de estar presentes, e “In My Kingdom Cold”, “ Beyond The North Waves”, “One By One” e “The Rise Of Darkness” não deixaram pedra sobre pedra.

“Warriors”, música do projeto I e “Endless” finalizaram o set, após apenas 54 minutos de show. O telão não desceu, as luzes não se apagaram, e o som mecânico não entrou. A expectativa do público presente era do retorno de Abbath, porém isto não aconteceu. Logo após acabamos descobrindo que ele não se sentia bem, por conta de uma gripe, e que fez o show na garra. Apesar de curto, foi um show muito intenso, e com muita qualidade. 


Que Abbath não demore a retornar para mais uma tour brasileira. Agradecemos a Ablaze Productions pelo credenciamento e pela excelente produção, como é de costume da produtora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário