sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

CHRISTOPHER CROSS - 04/12/2025 - AUDITÓRIO ARAÚJO VIANNA - PORTO ALEGRE/RS

 


CHRISTOPHER CROSS
04/12/2025
AUDITÓRIO ARAÚJO VIANNA
PORTO ALEGRE/RS
Produção: Opus Entretenimento
Assessoria: Agência Cigana

Texto: José Henrique Godoy
Fotos: Carolina Godoy

O decano DJ/Apresentador/Locutor Júlio Fürst tem o jargão "Programação Musical Blindada - Livre da Chinelagem!!" como característica na apresentação dos seus programas nas tardes da Rádio 102.3 FM. Para quem não conhece ou não sabe do que se trata, esta frase dele reflete as playlists que ele apresenta, sempre músicas de qualidade nos estilos Rock, Pop, Blues, Soul, Disco Music e afins... E a "chinelagem" que ele diz livrar os ouvintes, é todo o tipo de porcaria radiofônica que toca a todo momento nas rádios e que nem preciso citar pois vocês devem imaginar do que estou falando...

Pois bem, tomei a liberdade de citar Júlio, para dizer que na noite de 04 de dezembro, o Auditório Araújo Vianna estava também "Blindado", pois a única coisa que não entraria pelas portas do auditório seria música de má qualidade. Muito antes pelo contrário: Christopher Cross retornou a Porto Alegre para comemorar mais de quatro décadas de carreira, e diferente da sua última visita, onde fez um show acústico, apenas violão e voz, dessa vez ele veio com a banda completa. E que banda!



Faltavam dois minutos para as 21h, quando Christopher Cross e banda adentraram o palco e iniciaram o show com "All Right" e "Never Be The Same" do clássico álbum de estreia, de 1979. O som e iluminação eram um show a parte e já de inicio dava para ver as caras de satisfação do ótimo público presente, a maioria uma plateia "+ 40". Porém era gratificante ver que no meio dos "veteranos" havia jovens e até crianças, inclusive trajando a camiseta da tour, que estava a venda no merchandising (caríssima por sinal).

"I Really Don't Know Anymore" e "Alibi" são executadas com maestria, e abre caminho para o primeiro "todo mundo canta junto" da noite: a Ultra-Clássica e talvez a música mais conhecida de Mr. Cross: "Sailing". com direito à alguns casais dançando juntos, provavelmente lembrando da época que dançavam nas reuniões dançantes nas garagens dos pais na adolescência. Christopher Cross apresenta a banda e agradece a "sorte" de ter músicos tão fantásticos tocando com ele. Inclusive Cross deixa espaço para todos da banda brilharem, músicos e o trio de backing vocals, cada uma delas cantando extraordinariamente, ao ponto de várias vezes Christopher se limitar a ele próprio fazer os backings e deixar as moças brilharem.

"Walkin In Avalon" e "You" seguem o espetáculo em alto nível, quando chega a hora de "Arthur ´s Theme", o baladão que rendeu a Christopher Cross um Oscar de melhor canção, em 1982. Mais uma vez todo mundo cantando! Vem a parte acústica com "Talking In My Sleep" "Open Up My Window" e "Simple", onde Cross demonstra ser um exímio guitarrista. A banda retorna para "The Light Is On" e "Not Time For Talking" que  precedem o final "apoteótico" com a música mais "rocker" de Cross: " Ride Like The Wind", que levantou a todos que ainda estavam sentados. A banda se despede e sai do palco e Christopher Cross retorna para finalizar com a bela "Thinkin Of Laura".



Após oitenta minutos chegamos ao final de uma apresentação impecável de um dos maiores nomes do Soft Rock mundial, e saindo do Araújo Vianna, podíamos ver a cara de alegria e satisfação de todos os presentes. Foi realmente uma noite incrível, onde ficou claro que a boa música ainda tem muitos fãs. Agradecimento especial à Cátia Tedesco e à Agência Cigana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário