quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

MANTICORA - MYCELIUM (2024)


MANTICORA
MYCELIUM 
Mighty Music - Importado

Os dinamarqueses do Manticora chegam ao seu décimo trabalho. O grupo está na ativa desde do final dos anos 90, lançando álbuns que são uma verdadeira “mistureba” no universo heavy metal, o que não é problema.

Em sua nova empreitada, “Mycelium”, o grupo segue com um trabalho sombrio e marcante, com uma parede orquestrada criando uma atmosfera única no instrumental que por ora rápido, agressivo, por ora  melódica. Para o amigo leitor se situar, as composições têm o DNA de Nevermore, King Diamond, Children of Bodom e qualquer banda de Atmospheric Metal, e obviamente, com tantos anos de estrada, eles seguem sua própria ordem.

O intervalo entre um disco e outro trouxe uma banda renovada e transpirando inspiração, o que logo de cara é sentindo com “Winter Solstice”, faixa instrumental que cativa pelas harmonias que logo abrem caminho para bombástica “Necropolitans”, faixa  rápida, com os dois bumbos parecendo metralhadoras e um refrão grudento. É interessante como a abertura poderia estar em alguém disco de Power Metal, mas um passo adiante, temos “Demonday” que carrega peças de Nevermore e um Dimmu Borgir , sem máscaras e letras satânicas.

“Angel Of The Spring” é daquelas músicas calmas, linha acústica e voz limpa que inesperadamente começa decolar, mas pousa numa voz feminina, teatral e apaixonante. A velocidade ganha um novo capítulo nas seguintes “Golem Sapiens” e na faixa-título, ambas possuem nuances do death metal mais técnico, e obviamente, melódico. A “dupla personalidade” de Lars F. Larsen possuído por diversas facetas vocais chama bastante atenção, e traz um excelente brilho nas músicas.

“Mycelium” num todo é de fácil absorção, um trabalho com menos de 50 minutos, que carrega consigo a diversidade, sendo essa sua melhor qualidade. O final apoteótico com “Mementopolis” e “Dia De Los Muertos” poderiam ser singles, por serem ambas faixas explicativas do que é o som do Manticora.


William Ribas





Nenhum comentário:

Postar um comentário