quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

RUTHLESS - THE FALLEN (2024)


RUTHLESS
THE FALLEN
Shinigami Records - Nacional

Fundado no início dos anos 80, o Ruthless passou por muitos problemas, mudanças de formação e hiato na carreira. O novo álbum é apenas o 4º disco de estúdio, ou seja, temos um grupo com quatro décadas, mas ainda iniciante em estúdio.

“The Fallen” é exatamente uma página amarelada de um livro que já foi por muitas vezes revistado, sem novidades, mas que vale impressionantemente a pena ser vivido. O trabalho é curto, de fácil absorção, 10 faixas, 40 minutos, e um heavy metal inocente, calcado nas guitarras cavalgadas, riffs forjados no aço e solos gêmeos, nada não menos que apaixonante para quem respira os anos dourados do estilo.

A faixa-título se inicia com um ótimo riff, com uma aura de Saxon e Judas Priest em seu clima, refrão alto e solo inspirado. As seguintes “Dark Passenger” e “Betrayal”, sãs rápidas e ambas transitam entre Exciter e Exumer. Algo bastante interessante no som do Ruthless são as diversas escolas englobadas em seu DNA, é da Bay Area para patada alemã e jogando na sua fuça bons momentos de puro da NWOBHM.

As palhetadas certeiras de Glen Paul são os carros chefes de “No Mercy” e “Dead Fall”, o guitarrista pega em cheio, inclusive, “Fallen” por inteiro é bem direcionado para o instrumento. A dramaticidade de Sammy DeJohn ganha um capítulo a parte em “End Times”. O timbre do vocalista por muitas vezes se assemelha a Biff Byfford (Saxon), Já a música, é cheia de densidade, não muito pesada, mas sombria e cativante, diria uma boa mistura de Black Sabbath e Saxon. Sim, novamente os ingleses.

Do meio para o final é alegria de quem ama refrãos grudentos - a chiclete “Soldiers Of Steel”, é de imediato ouvir e cantarolar, valendo destacar seu andamento acelerado, com momentos de Manowar no decorrer da faixa. “Order Of The Dragon” e “Live To Die” foram excelentes escolhas para encerramento, mantêm a atmosfera alta, pesada e as batidas fortes de Bob Guitrau no seu kit, onde o baterista aparentemente o “esmurrou” como se não houvesse amanhã faz o ouvinte sacudir a cabeça sem fim.

O Ruthless aparentemente resolveu recuperar todo o tempo perdido. Nos últimos 10 anos, foram 3 álbuns de estúdio. “The Fallen”, é o bom e velho heavy metal escrito por quem esteve no início de tudo.


William Ribas




Nenhum comentário:

Postar um comentário